Unifeso - Preparação e dicas para o Vestibular de Medicina: Desvendando o caminho para a sonhada vaga de MedTerê

07-06-2024

A prova do Vestibular de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) está se aproximando e é crucial revisar todos os conteúdos programáticos e os aspectos avaliados na redação, garantindo que a avaliação ocorra com tranquilidade e que a tão sonhada vaga de MedTerê fique cada vez mais próxima da realidade dos candidatos.

A prova de Redação consiste na elaboração de uma dissertação argumentativa, de caráter autoral, com base em uma proposta relacionada a um tema da atualidade, seguindo as exigências da norma-padrão da Língua Portuguesa. A avaliação da produção escrita levará em consideração a capacidade de argumentação autoral, indo além do senso comum, e a habilidade de estruturação textual de uma dissertação argumentativa convencional, sem a inclusão de uma proposta de intervenção. Aspectos como abordagem e desenvolvimento do tema, organização textual, coesão e clareza das ideias, além do domínio da língua portuguesa, serão observados na correção.

Mariana Nóbrega, estudante de Medicina no Unifeso e criadora de conteúdo digital para auxiliar vestibulandos, com mais de 30 mil seguidores em suas redes sociais, compartilha alguns conselhos valiosos para quem enfrentará o processo seletivo para se tornar um MedTerê. "É fundamental ler o edital e compreender as competências avaliadas, assim como os critérios para obter a nota máxima. Praticar a redação pelo menos uma vez por semana, solicitando feedback de terceiros para evitar erros recorrentes, elaborar uma lista com repertórios que sejam aplicáveis à maioria dos temas, como citações, dados estatísticos e fatos históricos também ajuda bastante. Por fim, é importante compreender a estrutura, desenvolvendo um modelo próprio com introdução, desenvolvimento e conclusão em cada parágrafo", revela a jovem.

Enquanto a redação representa 40 pontos, a prova objetiva é composta por 30 questões de múltipla escolha, valendo dois pontos cada, totalizando 60 pontos. As questões abrangem as áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

É importante ressaltar que as provas serão realizadas online no dia 23 de junho, com duração de 2 horas e meia, iniciando às 9h.

E lembre-se: o prazo para inscrição na prova está se encerrando, com data limite até 17 de junho.