Unifeso - A inclusão de estudantes com deficiência está entre as funções do NAPPA

A inclusão de estudantes com deficiência está entre as funções do NAPPA

06-04-2022

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade (NAPPA) do Centro Universitário Serra do Órgãos (Unifeso) conta com um programa que visa a inclusão de estudantes com deficiência nos cursos de graduação. O setor atua de forma individualizada a partir das necessidades de cada estudante.

Em 2015, o Unifeso implementou o Programa de Acessibilidade a fim de atender às demandas sociais e acadêmicas, possibilitando a inserção dos estudantes com necessidades físicas, neurológicas ou sensoriais, pessoas obesas, pessoas com transtornos de espectro autista, ou ainda, com problemas de aprendizagem como: dislexia, TDAH e disfluência verbal. Já em 2016, foi instituído um grupo de trabalho para revisão e ampliação da acessibilidade arquitetônica no Unifeso e, a partir desta oportunidade, a temática tomou grande impulso dentro da Instituição e foi promovida a adequação dos espaços: reforma de banheiros, instalação de pisos táteis, sinalização em braille, adequação dos balcões de atendimento, entre outras medidas.

Para o acompanhamento e acessibilidade de estudantes, o NAPPA conta com uma Sala de Recursos Multifuncionais para o trabalho com os estudantes atendidos no programa e disponibiliza de equipamentos como Lupa, Reglete, Computador com Softwares para pessoas com baixa visão e outras necessidades; Máquina de escrever Perkins Braille; Cadeira de rodas; Gravadores e Notebook. Para cada estudante que faz parte do Programa é elaborado o Plano de Atendimento Individual (PAI), um planejamento individualizado, periodicamente revisado e avaliado, contendo informações do aluno tais como: interesses, possibilidades, conhecimentos do estudante, necessidades e prioridades de aprendizagem (como ensinar, quem vai ensinar e como ensinar).

Para atender e acompanhar os estudantes com deficiência auditiva, a instituição conta com três intérpretes de Libras e para atender e acompanhar os estudantes com deficiência visual, conta com um ledor.

“Temos estudantes, por exemplo, que precisam do nosso apoio e que têm a Língua de Sinais como sua primeira língua. É importante mostrarmos para a sociedade que o Unifeso, além de ser acessível, tem estudantes com deficiência auditiva que recebem todo o apoio necessário”, destaca a professora de Libras, Nathalia Quintella.