Unifeso - Acessibilidade: NAPPA atua de maneira personalizada e individualizada na inclusão de estudantes com necessidades especiais

03-11-2023

Atualizado em 23-01-2024

O Centro Universitário Serra do Órgãos (Unifeso), por meio do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade (NAPPA), busca tornar a educação superior acessível a todos, enfatizando a inclusão e o apoio individualizado, cumprindo um compromisso claro com a diversidade e a igualdade. O setor desempenha um papel crucial na inclusão de estudantes com necessidades especiais em cursos de graduação, atuando de maneira personalizada, abordando as necessidades individuais de cada estudante.

Em 2015, o Unifeso introduziu o Programa de Acessibilidade, visando atender às demandas sociais e acadêmicas, permitindo a participação de estudantes com diversas necessidades, como físicas, neurológicas, sensoriais, obesidade, transtornos do espectro autista e problemas de aprendizagem, como: dislexia, TDAH, disfluência verbal e fobia social. Além disso, a instituição investiu esforços na melhoria da acessibilidade arquitetônica, incluindo reformas de infraestrutura, instalação de pisos táteis, sinalização em braille e adaptação de balcões de atendimento.

O NAPPA disponibiliza uma Sala de Recursos Multifuncionais equipada com dispositivos como Lupa, Reglete, computadores com software para baixa visão, máquina de escrever Perkins Braille, entre outros recursos. Para cada estudante do programa, é elaborado um Plano Individualizado de Atendimento (PIA) que é periodicamente revisado e avaliado, levando em consideração os interesses, necessidades e prioridades de aprendizagem de cada aluno.

A instituição também dispõe de intérpretes de Libras para estudantes com deficiência auditiva e um ledor para auxiliar estudantes com deficiência visual. Isso garante um suporte abrangente e personalizado para cada aluno, independentemente de suas necessidades específicas. “Temos estudantes, por exemplo, que precisam do nosso apoio e que têm a Língua de Sinais como sua primeira língua. É importante mostrarmos para a sociedade que o Unifeso, além de ser acessível, tem estudantes com deficiência auditiva que recebem todo o apoio necessário”, destaca a professora de Libras, Nathalia Quintella.

Para mais informações, entre em contato com o NAPPA pelo telefone (21) 2641-7025, pelo WhatsApp (21) 96770-2955 ou pelo e-mail nappa@unifeso.edu.br.