Unifeso - Ações marcam o Outubro Rosa na Feso

Ações marcam o Outubro Rosa na Feso

03-11-2023

O mês de outubro é conhecido como um mês marcado por ações, relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento ficou conhecido mundialmente como Outubro Rosa e é celebrado, desde os anos 90, tendo como objetivo divulgar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, o câncer do colo do útero. E, neste ano, a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso), como de costume, promoveu diversas campanhas em suas unidades.

No HCTCO, a data foi comemorada com uma agenda especial recheada de atividades para os funcionários, pacientes e familiares, com o objetivo de divulgar informações, conscientização e incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A programação contou com a tarde da beleza, quando as cabeleireiras Gerusa Lopes, Mara Jane e Mayara Pimentel e o cabeleireiro Bruno estiveram presentes, nos dias 3 e 4, oferecendo às funcionárias cortes de cabelo gratuitos. Já nos dias 10 e 11 de outubro aconteceu a palestra "Um Toque pela Vida", ministrada pelas enfermeiras Aline Coutinho e Daniele Farah, com a participação da enfermeira Janaína Dutra. Nos dias 14 e 24 de outubro aconteceu a palestra "Prevenção do Câncer de Mama", ministrada pela médica mastologista Drª Livia Velasco. No final de todas as palestras aconteceu sorteio de brindes.

Para finalizar a programação, no dia 26 de outubro, foi oferecido um café da tarde especial para as pacientes e acompanhantes do Serviço de Tocoginecologia, com o tema "Alimentação e Prevenção do Câncer de Mama", sendo que este evento contou com a participação do Coral do Centro Cultural Feso Pro Arte, levando alegria e descontração, através de repertório muito especial. A programação foi organizada pela Direção do hospital, pelas enfermeiras Aline Coutinho, Juliana Canto e Daniele Farah, e pelos serviços Social e de Nutrição.

O dia D na Instituição foi em 24 de outubro, quando todos os funcionários vestiram a cor rosa em prol da campanha. Uma ação de corte de cabelo também foi promovida no campus Sede, com a parceria de profissionais do Salão Qualivita. Os cabelos cortados serão direcionados para a confecção de perucas para mulheres que enfrentam o câncer.

Eloá Bohrer, auxiliar de atendimento no Unifeso, apesar de ter muito cuidado e apego ao cabelo, resolveu cortar em um belo gesto de solidariedade. “Sei que tem muitas pessoas que precisam, porque a autoestima cai durante o tratamento. Eu sei o quanto o meu cabelo é importante para mim, e por que não pode ser importante para outras pessoas”, frisou Eloá.

O Núcleo de Direitos Humanos (NDH) do Unifeso fez, no dia 30 de outubro, no Espaço Convivência, uma ação social juntamente com estudantes e prospectores do curso de Medicina para conscientizar, informar e tirar dúvidas sobre prevenção e autocuidado. Na oportunidade, também divulgou um informativo sobre saúde e direitos da mulher com câncer de mama. “Apresentamos poemas envolvendo as potencialidades do ser mulher, no intuito de oportunizar reflexões e a conscientização da comunidade acadêmica. O principal objetivo foi conscientizar a comunidade acadêmica acerca da necessidade de prevenção contra o câncer de mama, esclarecer dúvidas, bem como informar sobre os direitos das mulheres com câncer”, contou a professora Tainah Simões Sales Thiago, do curso de Direito, que organizou o evento.

Segundo ela, o direito à saúde também é um direito humano e cabe não somente ao Estado, mas a toda a sociedade, contribuir para a sua concretização. “Entendo que a ação é de extrema relevância, pois demonstra a preocupação e a sensibilidade da instituição com essa pauta. Acho que falar abertamente sobre o câncer pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar as chances de enfrentamento da doença. Aliás, quanto mais cedo o câncer de mama for descoberto, maiores são as chances de curá-lo. Por isso a importância de fazer ações que tragam reflexões e promovam a conscientização e o autoconhecimento”, defendeu.