Unifeso - Belos projetos de Arquitetura e Urbanismo tomaram conta da Feso Pro Arte

Belos projetos de Arquitetura e Urbanismo tomaram conta da Feso Pro Arte

03-11-2023

O Centro Cultural Feso Pro Arte foi palco, em outubro, de dois eventos marcantes no universo da Arquitetura e Urbanismo. Um deles foi o VIII Salão de Arte em Arquitetura, curado pelos renomados arquitetos Alice Maciel, Gloria Sales, Leslie Loreto, Mari Moraes, e Ricardo Pereira, com apoio do arquiteto e urbanista Nélio Paes de Barros. O outro foi a III Expo Arq&Urb Terê, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso).

As exposições proporcionaram aos visitantes uma imersão nas percepções dos arquitetos, destacando suas contribuições e a beleza singular de cada projeto. O objetivo foi mostrar intervenções capazes de tornar a cidade mais agradável, harmônica, acolhedora e humana. Além disso, os formandos do Unifeso apresentaram trabalhos e pesquisas realizadas ao longo de 2023, revelando o potencial para reflexões e ações didático-pedagógicas sobre as relações da Arquitetura com elementos como Formação, Luz, Objeto, Extensão, Periferia, Escala, Espaço Aberto e Memória.

A professora Edenise Antas, diretora do Centro Cultural, expressou a importância do evento “ao lançar luz sobre o trabalho dos arquitetos da cidade”, ressaltando o compromisso da profissão com a construção de identidade e qualidade de vida nas comunidades. O evento não apenas celebrou a Arquitetura, mas também abriu portas para futuros eventos acadêmicos, conforme ressaltado por Edenise Antas. Ricardo Pereira, arquiteto local, destacou o privilégio de ser arquiteto em Teresópolis, “uma cidade que continua a crescer e evoluir”. Alice Maciel, arquiteta com 24 anos de experiência na cidade, agradeceu a “receptividade de Teresópolis e observou a constante busca por destaque no cenário arquitetônico”. Mari Moraes explicou que a ideia foi trazer à exposição o conceito de que os arquitetos não estão isolados, mas sim integrados em várias vertentes, unindo-se para criar soluções harmoniosas e humanas”. Leslie Loreto provocou reflexões sobre “o crescimento urbano e os desafios que Teresópolis enfrentará no futuro, questionando o destino da cidade em meio a seu desenvolvimento”.