Unifeso - Cerca de 180 pessoas participam de ação de doação de sangue

Cerca de 180 pessoas participam de ação de doação de sangue

08-09-2022

Nos dias 30 e 31 de agosto, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) foi palco de uma grande ação de solidariedade. Cerca de 180 pessoas, entre estudantes, professores e funcionários técnico-administrativos, participaram como doadores de sangue para a Clínica de Hemoterapia de Niterói.

Foi a primeira vez que a instituição realizou uma mobilização deste porte, organizada em conjunto pela Direção Administrativa, através da Gerência de Recursos Humanos, pela Direção Acadêmica de Ciências da Saúde (Dacs) e por alguns Diretórios Acadêmicos. A estrutura foi montada na Clínica-Escola de Odontologia, no campus Antonio Paulo Capanema de Souza. “No início do ano, soubemos que o estoque de sangue de Teresópolis estava baixo. Então surgiu a urgência de mobilizarmos colaboradores para conseguirmos o maior número de pessoas possível para abastecer o estoque de sangue da cidade. Acabamos descobrindo que a Dacs também já tinha um programa de extensão voltado para o estudo da doação de sangue. Então unimos as forças para mobilizar estudantes e colaboradores para a doação. Nosso sonho sempre foi trazer uma clínica de hemoterapia para cá, e finalmente conseguimos!”, celebrou Sabrina Schelck, analista de Recursos Humanos.

Ela informou que a intenção é manter a ação para os próximos anos: “Foi um projeto piloto, vamos analisar os dados, verificar a demanda, mas a intenção é dar continuidade”. Muitos estudantes aproveitaram a praticidade de a coleta ser realizada no campus para doar pela primeira vez. Foi o caso de Ana Carolina Tardelli Magalhães, estudante do 10º período de Odontologia. “Sempre tive vontade de doar, mas tenho um pouco de nervoso de agulha. Como a doação está acontecendo aqui, tomei coragem e foi supertranquilo. Fazer a coleta aqui na faculdade acaba dando um incentivo maior”, destacou.

Renata Mendes, supervisora de Ensino dos cursos da área da Saúde do Unifeso, lembrou que em todo início de período letivo, alguns cursos da área da Saúde promovem o trote solidário. “A ideia de fazer a doação aqui foi para facilitar a coleta e estimular a doação. Parte do sangue doado irá para o SUS do município. A ideia é organizarmos essa campanha uma vez por semestre na instituição”, disse.