Unifeso - Turma do 1º ano do Ceso arrasa em Circuito de Leitura e Fundamental II apresenta atividades sobre Semana de Arte Moderna, que este ano completa cem anos

19-09-2022

No dia 2 de setembro, familiares dos estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Serra dos Órgãos (Ceso) foram convidados para prestigiar um momento muito especial de demonstração e de celebração de uma importante conquista das crianças. Foi a execução de parte final do projeto intitulado “Circuito de leitura”, quando uma turminha de pequenos leitores afiados receberam o público de convidados para das um verdadeiro show de leitura de histórias.

Para cada aluno, foi criado um espaço especial e divertido com carteiras, guarda-chuva e enfeites, onde a criança se sentiu confortável para quebrar qualquer timidez e contar, lendo e interpretando cada frase, histórias da coleção Gato e Rato, de Mary França e Eliardo França.

“Este material traz uma linguagem simples, com frases curtas, sílabas propositalmente repetidas, ou seja, um material bem adequado para este momento de aprendizagem, estruturado para leitores em processo de alfabetização. Todos os meus alunos já sabem ler e já atingiram este nível alfabético, e isto é uma conquista significativa para eles. Por isso, pensamos em um evento para promover o gosto pela leitura, ou seja, despertar os alunos para a magia do ato de ler”, contou a professora Daniele Gava, do primeiro ano.

Momento marcante para os estudantes e emocionante para os pais. “Fiquei muito comovida com o projeto de leitura, achei muito interessante esta iniciativa que vem estimulando a leitura cada vez mais”, declarou Camila Neves, auxiliar administrativa e mãe da estudante Giovanna Neves.

Estudantes do Ensino Fundamental II apresentam atividades sobre Semana de Arte Moderna

O Ceso realizou, em maio, uma atividade no contexto da Semana de Arte Moderna, quando estudantes do Ensino Fundamental II apresentaram seus trabalhos sobre o tema. A atividade teve como objetivo conhecer diferentes manifestações artísticas e culturais e seu valor para o desenvolvimento da cultura contemporânea, os nomes dos artistas modernistas e a importância do movimento no Brasil, que este ano completa cem anos. A atividade desenvolveu nos estudantes o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções, entre outros.