Unifeso - Colaboradores recebem capacitação para higienização em clínicas de Odontologia

Colaboradores recebem capacitação para higienização em clínicas de Odontologia

22-08-2023

Com o intuito de capacitar os funcionários que prestam apoio nas Clínicas de Odontologia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), a instituição realizou, no dia 17 de agosto, um treinamento com os colaboradores da higienização, ministrado pelo Dr. Leonardo Tostes, coordenador da Clínica-Escola de Odontologia, em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

Segundo a engenheira de Segurança do Trabalho, Ludmylla Bastos, na ocasião foram abordados aspectos de segurança do trabalho na atividade de higienização em ambientes de saúde, capacitando os colaboradores para que executem suas atividades com segurança, seguindo a luz da NR 32, norma trabalhista que estabelece os requisitos para os serviços de saúde, bem como com qualidade e responsabilidade ambiental. Isso envolve considerar os aspectos preconizados pela ANVISA para o descarte dos diferentes tipos de resíduos, que, no ambiente da clínica, podem variar desde material comum, como papel, até produtos químicos, como líquidos reveladores para Raio-X, além de materiais infectantes ou perfurocortantes.

"Ainda é importante destacar que, além dos aspectos preventivos do cumprimento dos procedimentos operacionais padrão (POP) treinados na ocasião e no uso dos equipamentos de proteção individual fornecidos, é fundamental que qualquer profissional exposto a riscos biológicos mantenha o esquema vacinal e os exames ocupacionais atualizados, além de comunicar imediatamente ao SESMT qualquer acidente que porventura ocorra, para receber a devida assistência", ressalta a engenheira.

Também estiveram presentes no evento a representante da Gerência de Recursos Humanos (GDRH), Thaiz Ferraz; a assistente de Serviços Gerais, Priscila Silva; a supervisora das clínicas, Danielle Monteiro; a Técnica de Segurança do Trabalho, Priscila Oliveira; e a supervisora de Higienização, Cláudia Rocha, que, ao final da apresentação, ofereceu bombons à equipe como forma de agradecimento pela dedicação de todos.