Unifeso - Conheça algumas possibilidades na Medicina Veterinária: um mercado de trabalho que não para de crescer

03-02-2022

A Medicina Veterinária contempla uma vasta área de atuação, desde o trabalho direto com a saúde dos animais em geral, bem como a saúde pública, a produção e reprodução animal, o meio ambiente, a alimentação humana, o agronegócio, a pesquisa, a docência, entre outras. É um mercado de trabalho que não para de crescer. Para se ter uma ideia, o Brasil tem a segunda maior população de cães, gatos e aves canoras e ornamentais em todo o mundo e é o terceiro maior país em população total de animais de estimação, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

E tem mais. As áreas de atuação do médico veterinário vão muito além dos pets. Os estudantes que optam por seguir esta carreira, ao chegarem no campus Quinta do Paraíso, no Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), deparam-se com curral, tanques de tilápia, laboratórios, clínica-escola e uma fazenda, cujas infraestrutura e as disciplinas aplicadas preparam o futuro profissional com uma formação muito ampla.

Entre as áreas mais inusitadas e que estão ficando mais fortes no mercado de trabalho, estão:

- Aquicultura e Pesca - O Brasil é o quarto maior produtor de tilápia no mundo, de acordo com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a aquicultura é a mais rápida das atividades agropecuárias em termos de resultados produtivos e uma das poucas capazes de responder com folga ao crescimento populacional, o que pode contribuir para o combate à fome em todo o mundo. A presença do médico-veterinário é de fundamental importância no correto diagnóstico de agentes patogênicos e patologias presentes na criação e comercialização de peixes vivos ou destinados para consumo.

- Apicultura e Meliponicultura - O crescimento da produtividade nos apiários, a qualidade dos produtos e o aumento nas exportações fazem a apicultura ganhar cada vez mais espaço entre as áreas da atividade agropecuária, considerada uma especialidade emergente da medicina veterinária e, como área de atuação, tem gerado interesse nos profissionais, de acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

- Responsável Técnico em Instalação de Ciência Animal (Biotério) - Em 2018, entrou em vigor a Resolução que regulamenta responsabilidade técnica, privativa do médico-veterinário, em estabelecimentos e instalações de criação e de utilização de animais em atividades de pesquisa científica e de Ensino Superior ou de educação profissional técnica de nível médio, da área biomédica.

- Responsável Técnico e Gestor de Qualidade na Indústria de Alimentos - O profissional atua como garantidor de que normas sejam seguidas e processos sejam bem realizados, com o intuito de produzir e fornecer alimentos seguros.

- NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) "Saúde Única" - Entre as ações do médico-veterinário no NASF estão a avaliação de fatores de risco à saúde, relativos à interação entre os humanos, os animais e o meio ambiente; prevenção, controle e diagnóstico situacional de riscos de doenças transmissíveis por animais; estudos e pesquisa em saúde pública; entre outras.

Vestibular 2022

Estão abertas as inscrições para o Vestibular Unifeso 2022.1. O processo seletivo pode ser feito através das modalidades de Redação On-line e Enem. Quem se matricular em Medicina Veterinária para este primeiro semestre ganha, automaticamente, 50% de bolsa na mensalidade, durante todo o curso. Confira o regulamento.