Unifeso - Conheça os cenários de prática do curso de Medicina do Unifeso

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Conheça os cenários de prática do curso de Medicina do Unifeso

05-05-2021

O contato com o mundo real e com pessoas reais, é uma boa oportunidade de colocar em prática os conhecimentos, as atitudes e as habilidades. Por isso, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) implantou a diversificação dos cenários de prática, durante a graduação do curso de Medicina, para contribuir na formação de médicos cada vez mais competentes e confiantes. 

O Unifeso oferece uma série de cenários de prática próprios e conveniados. Desde o início do curso, o acadêmico aprende a teoria na prática e encontra professores e preceptores capacitados e orientados pela Instituição a utilizarem as metodologias ativas de ensino-aprendizagem como principal ferramenta. 

As experiências com o atendimento à comunidade começam desde o início da faculdade, através da Integração Ensino, Trabalho e Cidadania (IETC), que existe há mais de dez anos no curso. Os estudantes desenvolvem, por exemplo, atividades em escolas e creches do Município, no Centro Materno Infantil, no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), o hospital próprio de ensino do Unifeso, e na Fazenda Ermitage. Além disso, também são desenvolvidos trabalhos em municípios vizinhos, como em Guapimirim.

Já durante o período do Internato, que compreende os dois últimos anos da formação médica, estudante tem a oportunidade de realizar o estágio obrigatório de treinamento em serviço no HCTCO e em outros centros de saúde da rede pública, tais como as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além da Unidade Ambulatorial do Unifeso.

Outros cenários de prática em que os estudantes estão inseridos ao longo da graduação são asilos; Centros de Assistência Psicossocial (CAPS) dos municípios de Teresópolis, Guapimirim e Carmo; Clínicas de Saúde da Família do município do Rio de Janeiro (CSF); o Hospital Federal de Bonsucesso, no município do Rio de Janeiro (HFB); empresas do município de Teresópolis (saúde do trabalhador) e o Hospital Municipal José Rabello de Mello, no município de Guapimirim. 

Vestibular com inscrições abertas

Os interessados em aprender na prática devem aproveitar a oportunidade de se tornar MedTerê: estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina Unifeso 2021.2. São duas formas de ingresso: prova on-line e nota do Enem. As inscrições devem ser feitas pelo site. Confira o edital

Por Juliana Lila

 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.