Unifeso - Conselho Federal de Biomedicina amplia as práticas para o biomédico

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Conselho Federal de Biomedicina amplia as práticas para o biomédico

14-06-2021

O biomédico, desde o ano passado, dispõe de mais campos de atuação. O Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) estabeleceu como atividade do biomédico as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que são terapias alternativas e complementares à medicina, como a acupuntura, a musicoterapia e a quiropraxia. 

De acordo com a Resolução Nº 327 de 2020, que regulamenta a atividade, o biomédico poderá prestar atendimento destas práticas assim como assumir cargos de supervisão e de chefia, além de compor serviços de equipes de saúde em universidades públicas ou privadas e em unidades de atendimento do SUS em todos os níveis de complexidade. As PICS estão disponíveis no SUS desde 2006.

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) dispõe de uma Floresta-Escola, que, além de ser um projeto de restauração de uma área degradada de três mil metros quadrados, abriga também o plantio de ervas medicinais, ideais para a prática da Fitoterapia, que é uma das PICS. O projeto é coordenado pela profa. Liane Franco Pitombo, desde 2015; contempla estudantes bolsistas e voluntários, como o professor Alexandre Braga; é financiado pelo Plano de Incentivo à Extensão (PIEx) e também conta com jovens talentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). 

"O projeto Floresta-Escola iniciou seus trabalhos em 2014. Atualmente, além da floresta em crescimento, temos também uma estufa e um canteiro de ervas medicinais para os estudantes do curso de Biomedicina e interessados da comunidade do Unifeso em aprender sobre a importância das plantas medicinais. As ervas que estão sendo cultivadas no local são as disponibilizadas pelo SUS", explica o professor Carlos Alfredo, coordenador do curso de Biomedicina. 

O Biomédico poderá exercer as práticas em que apresentar ao Conselho Regional de sua jurisdição certificado de curso reconhecido com carga horária mínima estabelecida pelo Conselho Federal de Biomedicina. Ao todo, são 29 práticas em que o biomédico poderá atuar: Acupuntura, Antroposofia, Apiterapia, Aromaterapia, Arteterapia, Ayuverda Biodança, Bioenergética, Constelação Familiar, Cromoterapia, Dança Circular, Fitoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Homeopatia, Imposição de mãos, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Ozonioterapia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Terapia de Florais, Termalismo – Crenoterapia e Yoga.

Inscrições abertas para o curso de Biomedicina

Aprender na prática e em cenários reais, contando com tradição e a maior infraestrutura de ensino da Região Serrana é um dos grandes diferenciais do Unifeso. Para quem pensa em se graduar e ampliar as oportunidades no mercado de trabalho, ampliando conhecimento e experiências, o momento pode ser ideal: estão abertas as inscrições para diversas formas de ingresso no curso de graduação em Biomedicina. Saiba mais aqui

Por Juliana Lila

Outras Notícias





Atendimento On-line