Unifeso - Curso de Ciência da Computação desenvolve app Recicla Terê, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente

17-11-2020

O curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) desenvolveu, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (SMA) da Prefeitura Municipal de Teresópolis e com a Associação de Catadores de Teresópolis, o aplicativo do programa Recicla Terê. Trata-se de uma ferramenta para orientar a população da cidade para uma separação correta do lixo para o programa de Coleta Seletiva do Município.

O app é de caráter informativo, contendo informações sobre os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), orgânicos, lixo eletrônico, pilhas e baterias e também não recicláveis. O principal objetivo da ferramenta é informar ao usuário a maneira correta de destinar o seu resíduo. O usuário poderá ser informado a respeito das localizações dos ecopontos que estão disponíveis em pontos da cidade e através do mapa, saber qual é o mais próximo a sua residência ou trabalho. As rotas do caminhão da coleta seletiva também estão disponíveis no aplicativo, com períodos do dia e bairros disponíveis.

"Esse app vai ser fundamental para ampliar a divulgação do Recicla Terê e com isso aumentar o volume de lixo reciclável coletado. Mais que um programa ambiental, o Recicla Terê tem um foco social e ajuda a gerar renda para muitas famílias. A cada mês o valor arrecadado pela associação com a venda do material tem crescido consideravelmente. São pessoas que antes trabalhavam no aterro sanitário e que agora têm a dignidade de uma renda fruto de seu trabalho. Quanto mais a população separa o lixo para a coleta, aumentamos também a renda dessas pessoas", comenta o Secretário de Meio Ambiente Flávio Castro.

“Tivemos a participação de dois alunos do curso atuando como desenvolvedores, eu como professor/gestor do projeto e uma equipe da SMA, em reuniões semanais para definições e acompanhamento”, explica o professor Laion Manfroi, coordenador do curso. Thales Coelho de Azevedo e Maycon Douglas foram os estudantes do curso de Ciência da Computação envolvidos no projeto. Para eles, desenvolver um app para a Associação de Catadores de Teresópolis sobre o projeto Recicla Terê foi um desafio. "Não só pela parte técnica, mas por ter como objetivo informar e conscientizar a população de que ter a responsabilidade ambiental não depende somente de ações de empresas. Essa mudança de cultura é o mais desafiador, e, por isso, fizemos o app Recicla Terê fácil de ser usado, com as principais informações sobre o projeto e como cada pessoa poderia ajudar", explica Thales.

Ele conta que a monitoria no projeto o possibilitou a ter uma experiência mais próxima do mercado de trabalho, ainda dentro da faculdade. "Tive a chance de experimentar novas tecnologias e ferramentas de em um projeto real. Além disso, participando das reuniões de acompanhamento, planejando e cumprindo metas e trabalhando em equipe conseguimos desenvolver algumas 'soft skills', que vão além do conhecimento técnico necessário para entregar o projeto", conta o estudante do 4o período.

Maycon Douglas, também do 4o período, diz que eles tiveram muita liberdade em desenvolver o aplicativo. "O projeto me trouxe muitos desafios como programador, desenvolvedor e estudante de Ciência da Computação. Tivemos muita liberdade em desenvolver, foi uma experiência enriquecedora. E acredito que o aplicativo vai ajudar muito as pessoas, afinal, a coleta seletiva é muito importante para o nosso dia a dia", enfatiza.