Unifeso - Descubra as funções do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade, o Nappa

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Descubra as funções do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade, o Nappa

31-03-2022

O estudante em seu processo de ingresso, de adaptação e de permanência no Ensino Superior. Esta é a referência para o desenvolvimento de um trabalho amplo e multidisciplinar das equipes do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade, o Nappa, do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Mas como funciona este trabalho? 

Para começar, podemos enxergar o Nappa como um setor de acolhimento, de informação, de orientação e de suporte para os estudantes da instituição. “Aqui recebemos diversas demandas, de todos os cursos de graduação, relacionadas às dificuldades de aprendizagem, dificuldade de relacionamento social, adaptação à rotina do ensino superior e acessibilidade. Também auxiliamos no enfrentamento de situações que requerem a atenção do psicólogo, do fonoaudiólogo ou do pedagogo”, conta Gicele Faissal, pedagoga responsável pelo Nappa. De acordo com ela, o objetivo deste atendimento é proporcionar ao estudante conhecer suas características e potencialidades, buscando seu desenvolvimento pessoal e acadêmico.

O setor surgiu em 1989, para atender os estudantes de Medicina em todas as questões acadêmicas, e na época era chamado de Napp. Com o passar dos anos, o Unifeso foi crescendo, e com o surgimento de mais cursos de graduação, esse atendimento foi ampliado para todos os estudantes. Em 2015, a sigla ganhou mais um “A”, passando a ser o Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade (Nappa), onde se pratica a inserção, o acompanhamento, a acessibilidade de estudantes e, inclusive, o esclarecimento de informações. 

Hoje, o Nappa considera os estudantes como um ser biopsicossocial em constante amadurecimento e permanente evolução. Por isso, sua atuação está ligada a três temas relevantes, que serão detalhados nas matérias das próximas semanas. São eles: Acessibilidade, Psicopedagógico e Atendimento/Acolhimento. 

Acompanhe as notícias e fique por dentro de tudo o que acontece no Unifeso. Mais informações sobre o atendimento do Nappa e o agendamento de horários podem ser obtidas através do e-mail nappa@unifeso.edu.br e pelo telefone (21) 2641-7025. 



Por Giovana Campos

 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.