Unifeso - Dia Nacional do Surdo: Conheça as ações do Unifeso para incluir os estudantes com a deficiência

26-09-2023

No dia 26 de setembro, comemora-se o Dia Nacional do Surdo, data que relembra a luta da comunidade surda brasileira por direitos e inclusão. O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) tem estudantes surdos/deficientes auditivos e, por isso, não poderia deixar de lembrar desta data tão importante.

Surdo ou deficiente auditivo são os termos corretos para se referir às pessoas que não escutam ou que têm uma perda auditiva. A possibilidade de ser oralizado (falar) joga por terra o termo surdo-mudo. Alguns surdos são oralizados e outros utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como principal forma de comunicação.

O Unifeso já formou três estudantes surdos que utilizavam a Língua Brasileira de Sinais e os serviços de apoio do Tradutor Intérprete de Libras (TIL) que a instituição oferece através do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade (NAPPA), além de outros deficientes auditivos que não precisavam de acompanhamento. “O Unifeso disponibiliza o serviço de Intérprete de Libras para os estudantes surdos. Fazemos um trabalho também com esses estudantes de inclusão e de acessibilidade para que consigam aprender como os outros alunos. Desta forma, por exemplo, todos os vídeos das disciplinas institucionais, além da legenda, contam também com Intérprete de Libras”, explica Nathalia Quintella, professora de Libras do Unifeso.

Para expandir ainda mais a integração de pessoas com deficiência auditiva nas atividades acadêmicas, a instituição disponibiliza também intérpretes de Libras nas cerimônias de colação de grau.