Unifeso - Egressos de Fisioterapia compõem o quadro de profissionais da Feso

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Egressos de Fisioterapia compõem o quadro de profissionais da Feso

18-04-2023

A Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) confia na metodologia de ensino e nos profissionais que o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) coloca no mercado. Prova disso é que a instituição contrata esses profissionais para atuarem em suas unidades.

Um bom exemplo são os egressos do curso de Fisioterapia que hoje compõem o quadro da Clínica-Escola do Unifeso, que tem o objetivo de prestar assistência fisioterapêutica à população de Teresópolis e de cidades vizinhas, participando do processo de ensino, pesquisa e extensão do curso de Fisioterapia, integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS), além de realizar atendimentos a convênios e particulares.

Ana Carolina Gomes Martins se formou no Unifeso em 2009 e, atualmente, atua na área de pediatria da Clínica-Escola. Além da graduação, ela acumula uma pós-graduação e um mestrado na Universidade Federal Fluminense (UFF) e está a caminho do doutorado em neurociência. Foi durante a especialização na UFF que ela se apaixonou pela psicomotricidade e começou a trabalhar com crianças. “Trabalhei com psicomotricidade em duas escolas de Teresópolis e, depois do mestrado, vim trabalhar no Unifeso, tanto na docência quanto no estágio supervisionado da clínica-escola. Avalio a formação no Unifeso como muito robusta, consistente e abrangente. Hoje um profissional formado aqui é mais capaz de oferecer um serviço para a população do que um profissional formado por uma instituição pública, que forma muito mais pesquisadores do que profissionais para a assistência. Com o plano do Unifeso para projetos de iniciação científica, projetos de extensão e de internacionalização, o profissional do Unifeso sai formado tanto para pesquisa quanto para a área assistencial”, explica Ana Carolina.

Charles Cunha foi um estudante atuante e que aproveitou todas as oportunidades oferecidas durante a graduação. “Tive uma experiência muito proveitosa ao longo da minha formação. Fui monitor, participei do Diretório Acadêmico, fui bolsista do PET-Saúde, fiz muitos projetos científicos e publiquei quatro artigos. Tudo isso me amadureceu muito. Aproveitei demais a minha formação acadêmica. Depois que formei, em 2014, fui fazer especialização em Biomecânica Clínica e Terapia Manual, também no Unifeso”, conta Charles, que acumula, ainda, especializações em terapia intensiva neonatal e adulto.

Logo após a formatura, ele foi convidado a trabalhar na clínica-escola. “Eu brinco que não sei o que é sentir saudades da Feso, porque nunca fiquei afastado da instituição e já estou aqui há quase nove anos. Hoje sou fisioterapeuta intensivista contratado do HCTCO e atuo também na Perinatal, na Maternidade do HCTCO”, afirma.

A história de Vinicius Baltar de Araújo com o Unifeso começou em 2013, quando iniciou a graduação em Ciências Biológicas e desenvolveu habilidades e interesse pela docência. Em 2015, ele migrou para o curso de Fisioterapia. “Fiquei encantado com toda a estrutura do curso e o corpo docente altamente qualificado. Tive a oportunidade de ingressar em um curso com conceito 4 no Ministério da Educação, o que pra mim sempre foi um orgulho. Acredito que o destaque do curso de Fisioterapia se justifica também pela forma com que o mesmo é conduzido, com uma aproximação muito grande dos estudantes com os professores e a coordenação”, destaca Vinicius.

Ele se formou no Unifeso em 2018 e fez especialização em Fisioterapia Neonatal e Pediátrica e especialização em Docência do Ensino Superior. Atualmente é preceptor do Estágio Obrigatório em Fisioterapia na Saúde da Criança e do Adolescente do Unifeso; CEO do Instituto NeuroTea (Fisioterapeuta Responsável Técnico), atuando na área de Fisioterapia Neurofuncional Pediátrica, tendo como diferencial a atuação com crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento. Vinicius lembra que, desde a graduação, foi incentivado pelos professores a se capacitar. “Destaco, ainda, o incentivo e a valorização do Unifeso para com seus estudantes e colaboradores, pois desde a graduação eu fui incentivado a me capacitar, a buscar novos conhecimentos e a entender o que há de melhor para a formação do Fisioterapeuta. Tenho orgulho de toda a minha trajetória no Unifeso e de hoje fazer parte desse time, contribuindo para a formação de qualidade dos futuros profissionais”, afirma o egresso.

Vivian Pires conta, com orgulho, que é da terceira turma do curso de Fisioterapia do Unifeso. Ela se formou em 2007, e foi na pós-graduação em Acupuntura que despertou o interesse pala área de estética. Hoje é especialista em fisioterapia dermatofuncional e uma das representantes da especialidade no Rio de Janeiro. “A Fisioterapia dermatofuncional atua em sete áreas, como estética e cosmetologia, pré e pós-operatório de cirurgia plástica, linfologia e angiologia, reabilitação de queimados, endocrinologia, dermatologia e pré e pós-operatório da cirurgia bariátrica. Aqui na clínica-escola, atendemos pacientes queimados, com feridas crônicas, com doenças dermatológicas, entre outros”, explica Vivian, que começou a trabalhar na clínica-escola do Unifeso em 2021.

Ela também se considera uma profissional muito bem-formada. “O Unifeso me deu uma base muito boa para tudo o que consegui estudar até hoje”, diz.



Por Juliana Lila


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.