Unifeso - Equipe do HCTCO prepara festa surpresa para que paciente possa comemorar o aniversário do filho

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Equipe do HCTCO prepara festa surpresa para que paciente possa comemorar o aniversário do filho

26-09-2023

Carlos Alexandre Pinheiro queria fazer uma surpresa para sua esposa, Ana Chelly Santos de Souza Pinheiro, que está internada, desde o dia 29 de março, no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), por complicações de saúde ocasionadas pela Covid-19. O aniversário do filho deles, João Miguel de Souza Pinheiro, estava próximo e Carlos teve a ideia de levar um bolinho para o hospital, para que a mãe pudesse comemorar com a família o 8º aniversário do menino, celebrado em 8 de setembro.

O que seria uma surpresa apenas para a esposa, acabou sendo para toda a família. A equipe do hospital preparou uma verdadeira festa para João, com direito a salgadinhos, bolo, docinhos e decoração, tudo organizado pela equipe do Serviço Social junto com os profissionais de saúde que atendem a paciente. A comemoração aconteceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em uma ala reservada.

“Perguntei à médica e à enfermeira se eu poderia levar meu filho ao hospital, junto com um bolinho, para ele cantar parabéns com a mãe, já que ele estava sentindo muito a falta dela. Porém, quando chegamos à UTI, deparamo-nos com algo completamente diferente do que eu tinha imaginado. Meu filho ganhou uma festa de aniversário com decoração e salgadinhos. Foi muito emocionante. Eu, que estava tentando fazer uma surpresa para minha esposa e para o meu filho, acabei também sendo pego de surpresa”, contou Carlos.

Ele acredita que a atitude contribuiu para a qualidade da internação da sua esposa. “Ela estava entrando em um quadro de depressão pelo tempo que está internada e, principalmente, por não poder estar presente na festa de aniversário que iríamos fazer em casa. Após a comemoração, minha esposa ficou superfeliz e emocionada! E meu filho voltou para casa chorando de felicidade!”, lembrou.

Carlos disse que ações como esta podem promover a melhora dos pacientes. “A clausura da UTI e aqueles barulhinhos dos equipamentos são uma ‘tortura’ para os pacientes e para nós, visitantes. A tensão é muito grande, então atitudes assim tornam o ambiente muito mais leve; o paciente se sente incluso e não recluso. É uma oportunidade de participar de algumas rotinas que teria fora dali, lógico que mantendo sempre os limites. Acho iniciativas como esta muito importantes”, disse.

Sobre o atendimento oferecido pelo HCTCO à esposa, Carlos é só elogios. “A equipe da UTI é maravilhosa, e não falo isso só por conta da situação com o meu filho ou por minha esposa ainda estar internada, mas pelo sentimento de humanidade que percebemos ao observar como todos tratam o caso e pela atenção que dão à minha esposa”, observou o marido da paciente.

Por Juliana Lila


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.