Unifeso - Estudante de Medicina do Unifeso vive experiências marcantes na Dinamarca

Estudante de Medicina do Unifeso vive experiências marcantes na Dinamarca

01-03-2024

A Dinamarca foi o país onde a estudante de Medicina, do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), Lígia Tavares, aterrissou para vivenciar grandes experiências no ano passado. Ela foi contemplada com apoio institucional através do Unifeso Sem Fronteiras. O programa visa possibilitar ao estudante a oportunidade de mobilidade internacional em instituições de ensino superior estrangeiras; permitir a atualização de conhecimentos em grades curriculares diferenciadas, visando complementar sua formação técnico-científica; além de oportunizar a vivência de experiências educacionais voltadas para a qualidade, o empreendedorismo, a competitividade e a inovação; entre outros objetivos.

A oportunidade de fazer o intercâmbio veio para Lígia graças à inscrição pela Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem) e IFMSA Exchange. Ela foi à Dinamarca em agosto, podendo contar como primeiro rotatório dela no internato médico. O estágio foi no Hospital Universitário de Aarhus, onde ela ficou quatro semanas no departamento de Pediatria. “Algumas atividades básicas que fazíamos lá envolvem avaliação do estado de saúde, mas no geral nos concentramos em casos orientados para problemas, e sempre fomos incentivados a realizar pesquisas nas bases de literatura e tirar dúvidas com os médicos e enfermeiras que estavam responsáveis por cada criança”, contou a estudante.

Durante o intercâmbio, ela pôde acompanhar cada subdepartamento dentro da Pediatria e observar casos, além de visitar as dependências em diversas áreas como neurologia, medicina social, endocrinologia, oncologia, reumatologia, imunologia, hematologia benigna, pediatria geral, doenças infecciosas, cardiologia, nefrologia, gastroenterologia; terapia intensiva e neonatologia geral; e conhecer a Emergência. “Em minha primeira semana fiquei na ala de Emergência, onde minha primeira paciente veio com histórico de convulsão e foi levada, imediatamente, para realizar uma Ressonância Magnética e para isso foi preciso ser entubada para realizar o procedimento, foi a primeira oportunidade que tive de acompanhar uma ressonância. Por isso e por todo o tempo em que estive no hospital, sou eternamente grata pela oportunidade”, relembrou Lígia.

Já na segunda semana ela acompanhou casos de oncologia, onde teve mais autonomia para ver e avaliar os pacientes. “Eu me apaixonei pelos casos, pela recuperação impressionante e pelo cuidado com que os profissionais e o hospital pensaram para a melhor experiência possível, tendo em vista que a grande maioria dos casos são de crianças com doenças crônicas, e que permanecem por muitos dias seguidos no hospital. Como acadêmica, essa semana na oncologia foi repleta de casos interessantes”, disse a acadêmica. Já na terceira semana ela acompanhou casos de doenças infecciosas, e na quarta e última semana pôde escolher onde ficar e escolheu voltar para a ala de Emergência. “Ainda, assim como no HCTCO, no hospital de Aarhus durante a semana, profissionais/membros da comunidade se vestem com fantasias, levam brinquedos, cantam música, fazem pintura corporal, proporcionando um breve acalento para as crianças/responsáveis ali internados”, observou.

Além de toda experiência acadêmica, Lígia também pode aproveitar sua viagem para enriquecer sua cultura. Ela contou que a IMCC, órgão estudil do país, promove entre as CLEVs passeios guiados nos fins de semana para todos os intercambistas no país. "Tive a oportunidade de conhecer mais duas cidades: Aalborg e Copenhagen! Eles faziam uma programação para o fim de semana, passeios pela cidade, muita caminhada e gincanas para os estudantes se conhecerem melhor. Os passeios iam desde gastronomia, museus, conhecer a cidade e nossos colegas e suas culturas! Eles adoram jogos de tabuleiro, então fazíamos muito, seja em restaurantes ou no espaço estudantil nas universidades!", lembrou.

Decole a sua carreira também

As inscrições para o programa de bolsas internacional Unifeso Sem Fronteiras estão abertas e vão até o dia 31 de maio. Para participar, basta estar com a matrícula ativa e regular em qualquer curso de graduação (do terceiro ao penúltimo período) ou de pós, ser brasileiro nato ou naturalizado e ter mais de 18 anos na ocasião da viagem. Confira o edital.