Unifeso - Estudantes da alfabetização do Ceso cativam público em Circuito de Leitura

Estudantes da alfabetização do Ceso cativam público em Circuito de Leitura

21-08-2023

O poeta Fernando Pessoa, disse, uma vez, que “ler é sonhar pela mão de outrem”. E os alunos da alfabetização do Centro Educacional Serra dos Órgãos (Ceso) confirmaram todo o poder e o encantamento promovidos pelo ato de ler no evento “Circuito de Leitura”, que aconteceu, no dia 18 de agosto, no ginásio da escola.

Em meio a uma decoração lúdica e colorida, feita com guarda-chuvas e ilustrações dos alunos, pais, responsáveis e familiares puderam ouvir as divertidas histórias da coleção Gato e Rato, da editora Ática, que foram lidas pelos alunos da alfabetização. Cada criança ficou sentada em uma cadeira, esperando um “ouvinte”. Os presentes se revezavam, de mesa em mesa, ouvindo as histórias e se encantando com a desenvoltura dos pequenos leitores, que se empenhavam em dar ritmo e entonação às histórias.

“Este evento é a culminância de um projeto que pretende alcançar a compreensão dos mecanismos e os elementos presentes no processo de leitura. Para isso, usamos os livros da Gato e Rato, que é uma coleção estruturada para leitores em processo de formação. As crianças treinaram a entonação, o ponto final, a exclamação, a interrogação, o travessão, o diálogo e a mudança de fala de um personagem para o outro. Tudo isso é muito importante para que eles consolidem esse processo e compreendam como se estrutura o ato de ler. Hoje é o momento de lerem publicamente, pela primeira vez, então é memorável. A ideia é que o evento fique no coração dos pais e dos familiares”, disse Daniele Gava, professora da alfabetização do Ceso.

Adriana Lopes Viana, coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, lembrou que o projeto Circuito de Leitura acontece todos os anos e que tem como objetivo mostrar para as crianças que ler tem uma função social. “É importante que as crianças percebam que não basta só ler, é fundamental que o ouvinte compreenda a mensagem. As crianças se preparam ao longo do primeiro semestre para esse momento, que é muito simples, mas muito especial. Esse projeto aquece o coração da gente, é mágico!”, destacou a coordenadora.

Mariana Azevedo Antunes, mãe da aluna Maria Eduarda Azevedo Antunes, estava emocionada. “Foi uma surpresa. Minha filha tem TDAH, para ela foi mais difícil aprender a ler e houve um atraso em relação aos amiguinhos. Então, chegar aqui e vê-la lendo é uma realização!”, comemorou.

O estudante Davi Mello, de 7 anos, divertia-se contando a história “A boca do sapo”. Ele disse que gosta de ler, de ouvir e de contar histórias. “Adorei ler um livro todinho sozinho. Esse da coleção Gato e Rato é o primeiro que eu leio”, contou.

Já Gustavo de Sequeira, também de 7 anos, disse que foi tranquilo aprender a ler. “Sei até ler letra minúscula! Pode escrever seu nome inteiro, bem pequenininho, que eu consigo ler. Sei até fazer o acento agudo”, falou o aluno, que já leu todos os livros da coleção Gato e Rato. Gustavo gostou tanto do evento que queria que durasse cinco horas.