Unifeso - Estudantes de Arquitetura e Urbanismo testam suas pontes de macarrão

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo testam suas pontes de macarrão

30-06-2022

Imagine ter de criar uma ponte toda feita de macarrão. Isso mesmo, macarrão, aquele ingrediente italiano famoso. Imagine, ainda, que a ponte que você vai criar terá de aguentar muitos quilos sem se romper. Este é o objetivo do Desafio Pontes de Macarrão, desenvolvido com alunos do 5º período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso).

Quatro grupos trabalharam intensamente no desenvolvimento das pontes. Os projetos foram colocados à prova, no dia 22 de junho, na máquina de ensaios do Laboratório de Estruturas do Unifeso. Basicamente, a máquina vai colocando, pouco a pouco, carga nas pontes até elas se romperem, determinando o tempo de ruptura e o peso máximo suportado, dentre outras informações.

“Este é um projeto da disciplina de Resistência de Materiais, do curso de Arquitetura e Urbanismo. Esta atividade põe em prática a teoria que vemos em sala de aula, que é uma propriedade do material. Os estudantes fazem uma simulação e constroem a ponte virtualmente, testam a quantidade de peso que elas vão aguentar, e aqui no laboratório comparamos o valor que eles previram”, explicou o professor Rosembergue Junior.

O projeto abrange os cursos de Arquitetura e de Engenharia Civil também. Os estudantes fazem o layout da ponte em um programa de computador, montam o projeto em escala real e estimam a quantidade de peso que vai suportar, que é comprovado experimentalmente.

“Foi uma experiência ótima, pudemos aplicar parte da teoria que nos foi passada neste período, começamos com cálculo para poder fazer a estrutura da ponte. Foi um superaprendizado colocando a mão na massa. Fizemos uma ponte para aguentar até 50kg e usamos pouco mais de 400gr de macarrão”, contou o estudante Fábio Pereira.

A estudante Maria Eduarda Fonseca disse que a atividade foi uma forma diferente de aprender. “Foi bem complexo, basicamente foi a aplicação do que vimos ao longo do semestre na matéria e expor de forma prática”. Já a estudante Maisa Carvalho Almeida destacou o fator tempo, como maior dificultador. “A maior dificuldade foi o tempo, já que só podemos construir a ponte no máximo dois dias antes de testá-la, pois o material pode ressecar e interferir na resistência. Então tivemos que construir a ponte em um dia. Outro desafio foi calcular para saber a quantidade certa de macarrão a ser utilizada e o peso suportado. Foi um trabalho em grupo muito legal, fizemos tudo em conjunto. A nossa expectativa era que a nossa ponte aguentasse 20kg, mas ela suportou 38kg!”, comemorou.

Vestibular com inscrições abertas

O Unifeso oferece 50% de bolsa para os ingressantes do segundo semestre de 2022 no curso de Arquitetura e Urbanismo. As inscrições para o Vestibular estão abertas com duas formas de ingresso: via nota do Enem e Redação On-line. Confira todas as informações aqui.