Unifeso - Estudantes de Psicologia organizam atividade para conscientização sobre o autismo

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Estudantes de Psicologia organizam atividade para conscientização sobre o autismo

06-04-2022

Abril é o mês de conscientização sobre o Autismo. Para chamar a atenção sobre o “Abril Azul”, estudantes do curso de Psicologia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) promoveram atividades, no dia 4 de abril, no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), no bairro de Araras. 

A ação teve como tema “A conscientização sobre o autismo” e foi desenvolvida pelo estágio básico de Psicologia Social, com os estagiários do 4° e 5° períodos do curso, supervisionados pela professora Laura Landi e pela equipe do CAPSi. “Os estudantes estão fazendo Estágio Básico 2 em Psicologia Social. Há alunos inseridos em diversos cenários de prática e um deles é o Capsi, um serviço que faz parte da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um serviço que cuida das questões de saúde mental das crianças e dos adolescentes do município de Teresópolis”, explica a professora Laura.

O objetivo da ação era discutir o autismo e trabalhar a conscientização. Os estagiários organizaram atividades sensoriais, com diferentes estímulos, para as crianças e os adolescentes autistas. “Foi um evento para as famílias e a primeira atividade do curso de Psicologia no Capsi. Estaremos o semestre todo lá”, contou a professora.

"A ação foi muito importante para a nossa inserção nesse novo território, porque tem sido desafiador lidar com o novo e estamos sendo inseridos agora em campos de estágio. Colocamos muita expectativa nessa ação, preparamos tudo com muito carinho, e os desafios foram superados de forma muito positiva. Foi maravilhoso ver as crianças envolvidas nas atividades que preparamos, cada uma com sua história, com a sua diferença, e uma só inclusão. Também tivemos a oportunidade de conversar com os pais, que nos contaram como foi a trajetória das crianças até chegarem ao Capsi e como estão lidando com isso. Aprendemos muito com cada um. Foi muito gratificante”, detalhou a estudante Emily Lara. 

Sobre o autismo

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. 

O Capsi

O Capsi tem os serviços multiprofissionais, a atenção e a escuta qualificadas, dando atenção às necessidades das famílias, das crianças, dos adolescentes e de suas individualidades, respeitando os seus tempos, condições e vivencias. 

Por Juliana Lila

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.