Unifeso - Estudantes fazem estágio em hospital da Itália pelo Unifeso Sem Fronteiras

Estudantes fazem estágio em hospital da Itália pelo Unifeso Sem Fronteiras

20-09-2023

Fazer uma graduação abre muitas portas na vida das pessoas. É a oportunidade de aprender a profissão dos sonhos, de criar novos laços, de conectar-se com novos saberes, e por que não com novas culturas? Os estudantes do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) dispõem do programa de internacionalização Unifeso Sem Fronteiras, que visa possibilitar a mobilidade internacional em instituições de ensino superior estrangeiras, a atualização de conhecimentos e o acesso a instituições de elevado padrão de qualidade, complementando, assim, a formação técnico-científica dos estudantes.

Maria Eduarda Citty Rezende Gonçalves e Sophia Teixeira Hirata são estudantes do 12º período do curso de Medicina e fizeram juntas um intercâmbio para a cidade de Parma, na Itália, em maio deste ano. Elas fizeram um mês de estágio no Ospeddale Maggiore di Parma, da Università di Parma, na área de Clínica Médica, especificamente em ala de geriatria.

Foi a primeira vez que ambas fizeram um intercâmbio, porém, Maria Eduarda já havia visitado o país em outra ocasião. “Já tinha ido à Itália com a família, em 2014. Mas eu voltaria sempre, pois acho um país muito encantador e cheio de cultura”, afirmou a estudante.

No que diz respeito à prática médica, elas acharam bem similar à praticada no Brasil. “O que achamos diferente foi a rotina dos estudantes, já que a nossa carga horária em hospital é maior do que a deles. Lá eles focam mais em aulas teóricas, mesmo estando no internato”, observou Sophia.

Ela destacou que a realização de um intercâmbio na faculdade proporciona muito aprendizado, tanto na área médica, como na vida pessoal. “Poder vivenciar a medicina em outro país foi uma experiência inigualável”, disse.

Sobre o programa Unifeso Sem Fronteiras, Maria Eduarda acredita ser uma ótima oportunidade. “O programa é excelente, confere muita oportunidade para as pessoas que têm vontade de realizar um intercâmbio”, afirmou.

Inscrições abertas

O programa de bolsas de estudos Unifeso Sem Fronteiras está com inscrições abertas. Para participar, basta estar com a matrícula ativa e regular em qualquer curso de graduação (do terceiro ao penúltimo período) ou pós-graduação do Unifeso e ser brasileiro nato ou naturalizado e maior de 18 anos na ocasião da viagem. Só não podem participar estudantes que já obtiveram algum tipo de financiamento para mobilidade internacional em programas de mobilidade do Unifeso.

As inscrições devem ser feitas, até o dia 12 de novembro, pelo e-mail internacionalizacao@unifeso.edu.br, colocando no assunto o nome completo do candidato e anexando os documentos previstos no edital. Clique aqui e confira o edital e mais informações.

São ofertadas sete bolsas-auxílio, no valor de dois mil reais cada. Este valor deverá ser destinado exclusivamente para gastos com alimentação, estadia, transporte e passagem.