Unifeso - Estudantes produzem blocos de terra comprimida para construção

Estudantes produzem blocos de terra comprimida para construção

09-06-2022

No dia 19 de maio aconteceu uma atividade extracurricular com os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). A atividade foi chamada de "Oficina Empilhar - Produção de Blocos de Terra Comprimida e Adobe", organizada pelas professoras Beatriz de Carvalho, Priscilla Marques e Bruna Mota, e contou com a participação de cerca de 30 estudantes.

Após a aula teórica, os alunos desenvolveram uma atividade prática de Canteiro Experimental em parceria com o EMAU (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo). “Na aula teórica, falamos sobre a construção com terra, alguns princípios, a composição do material e como prepará-lo, como é o desempenho mecânico de alguns blocos de terra comprimida, algumas características principais do solo e da construção com terra, para que os estudantes pudessem chegar ao Canteiro entendendo o que estavam fazendo. Em seguida, fomos fazer a atividade dentro do Laboratório de Materiais”, explica a professora Beatriz.

“Quando passamos um conteúdo em sala de aula, às vezes ele fica muito solto. Na oficina, falamos sobre muitas coisas relacionada à construção com terra, e surgiram muitas dúvidas. Quando fomos para o Canteiro Experimental, os estudantes puderam ver na prática os conceitos, o comportamento do solo. Eles viram a diferença do solo com pouca e com muita água. Foi uma comprovação de que essas ações práticas são muito importantes e proveitosas para o processo de aprendizagem dos alunos, de assimilação do conteúdo e de amadurecimento”, destacou Beatriz.

Ela conta que o curso já está promovendo ações de Canteiro Experimental, mesmo sem ter o espaço físico dele definido. “Estamos nos apropriando de alguns espaços físicos na instituição para que possamos fazer as nossas atividades. A promoção dessas atividades tem o objetivo de sensibilizar os alunos sobre o Canteiro”, explica.

Assim como o Canteiro, o EMAU é um projeto de extensão que tem como objetivo aproximar os alunos da realidade da vida profissional, não só de maneira teórica, mas de ações práticas de atendimento à comunidade, mostrando aos alunos a realidade sociocultural. Trata-se de mais uma proposta de atividade de ensino-aprendizagem para que os estudantes tenham uma formação ainda mais completa. “O Canteiro Experimental e o EMAU são uma proposta de espaço pedagógico de ensino-aprendizagem. Estamos fazendo algumas ações de implementação a partir das pesquisas de iniciação científica e extensão que estamos desenvolvendo”, completa Beatriz.