Unifeso - Etapa final do Prêmio Professor Unifeso 2022: professores apresentam seus relatos de experiência

11-11-2022

Nesta quinta-feira, dia 10 de novembro, professores e preceptores do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) compartilharam com a comunidade acadêmica experiências exitosas em sala de aula, na apresentação que faz parte da etapa final do Prêmio Professor Unifeso 2022. O objetivo da iniciativa é identificar, estimular, reconhecer e divulgar práticas educacionais inovadoras e experiências de ensino exitosas desenvolvidas pelos docentes. “Temos muitas aulas interessantes, metodologias inovadoras usadas pelos professores e que são um sucesso entre os alunos. Então é bacana que a instituição se veja, que os cursos se vejam”, explicou Verônica Albuquerque, reitora do Unifeso, que compôs a banca examinadora, juntamente com a professora Carla de Cunto, coordenadora pedagógica de Educação a Distância do Unifeso; e com o convidado externo, Dr. Maximiliano Pinto Damas.

Entre os finalistas, a professora Telma de Amorim Freitas Silva apresentou a “Experiência Educacional Exitosa em Prática Contábil”. Ela conta que trata-se de uma disciplina que trabalha com tecnologia, para incentivar o estudante e o aproximar da realidade do dia a dia de um contador. “Tento levar o encantamento e o amor pela profissão para os estudantes. Acho esta ideia do prêmio que o Unifeso criou é genial. Pude presenciar várias apresentações, e perceber o amor e a troca que há entre o estudante, professor e a instituição de ensino. Não o Prêmio como uma competição, mas como uma confraternização pelos trabalhos feitos no Unifeso. É muito gratificante estar aqui no Unifeso e agradeço esta oportunidade”, disse a professora Telma, parabenizando a iniciativa.

A solenidade de premiação está prevista para o dia 06 de dezembro, e contará com entrega de certificado a todos os professores/preceptores participantes; entrega de menção honrosa aos finalistas; entrega da medalha “Professor Cezar Antônio Elias” aos três primeiros colocados e valor financeiro.

Medalha Professor Cezar Antônio Elias

A honraria foi instituída em homenagem ao professor que participou da formação de milhares de estudantes durante sua trajetória acadêmica e docente. Nascido do Rio de Janeiro, em 1925, filho de imigrantes libaneses, Cezar Elias ingressou no Instituto de Biofísica da UFRJ, a convite do prof. Carlos Chagas Filho. Dedicou-se à pesquisa e ao ensino de Biofísica e Fisiologia.

Formado em Medicina, Direito e Botânica, era doutor em Física Aplicada à Farmácia. Humilde e generoso, não ostentava seus títulos e era reconhecido e amado pelos estudantes e amigos, que ultrapassavam o meio acadêmico e as fronteiras do Brasil. Fluente em diversas línguas, pintava quadros, era ligado às artes, à história e à filosofia. Cezar Elias integrou o primeiro grupo do corpo docente da Faculdade de Medicina da Feso na década de 1970 e permaneceu na instituição até 2018, quando faleceu aos 92 anos.