Unifeso - Ex-aluna do Ceso e estudante de Arquitetura e Urbanismo ilustra livro de poesias

10-10-2022

Quando o aluno tem talento, um professor reconhece de longe. Assim foi com Rebecca Felix, ex-aluna do Centro Educacional Serra dos Órgãos (Ceso) e, atualmente, estudante do 8º período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Ela foi convidada por Tiago Dumard, poeta e seu antigo professor, para ilustrar o livro “Fábrica de Poesias”. O professor lembrou do talento de Rebecca e fez a proposta para que ela integrasse o projeto.

As poesias descritas no livro trazem uma combinação de histórias reais com a sensibilidade do escritor Tiago Dumard e as ilustrações inspiradas em pessoas reais em forma de desenho. O livro foi resultado de uma Oficina de Criação Poética, do Projeto Cultural Atitude, voltada para Lares de Idosos do Estado do Rio de Janeiro, os quais, devido à pandemia, estavam impossibilitados de receber visitas. A obra é gratuita (baixe aqui) repleta de QR Codes que retratam essa interação. A proposta visou minimizar os impactos psicológicos causados pela falta de visitas e eventos culturais, fomentar a produção cultural da região, valorizar a história de vida dos idosos e democratizar a cultura, através da distribuição gratuita dos livros para a comunidade. O projeto "Fábrica de Poesias" foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, por meio do edital #RetomadaCulturalRJ, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ.

“Durante conversas com idosos de diversos lares de todo o estado do RJ, o Tiago, que foi meu professor no Ensino Fundamental, criou poesias inspiradas nas histórias contadas. As poesias contêm trilha sonora e tradução em libras também. Tiago lembrou que eu sempre gostei de desenhar e que eu desenhava até no meio das aulas e me contatou. Ele me passou a ideia dele e os vídeos da conversa e me deixou livre para ilustrar os retratos desses idosos e elementos que representassem a poesia”, explica Rebecca.

Foram 16 ilustrações, 15 em preto e branco e duas versões deles coloridas, que levaram cerca de duas semanas para serem concluídas. Este foi o primeiro projeto de ilustração de livro de Rebecca, que normalmente trabalha com encomendas pessoais. “Quando recebi a proposta para ilustrar, eu nem acreditei. Principalmente porque foi meu primeiro trabalho grande e porque meu professor lembrou de mim para um projeto tão legal, com bastante veiculação, e que chegou a várias pessoas por meio da distribuição e entregas na Bienal do Livro. É emocionante saber que um projeto tão legal, e que eu tive a honra de participar, está se espalhando por aí”, conta a estudante.