Unifeso - Fim de semana reúne Concerto de Gala, Mostra de Xilogravura e outras atividades no Centro Cultural Feso Pro Arte

24-04-2023

O próximo fim de semana promete, no Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFPA). É que o espaço reunirá atividades de dança, música, literatura e exposições, como a I Mostra de Xilogravura do Centro Cultural Feso Pro Arte e uma apresentação da série Concertos de Gala.

No dia 29 de abril, a partir das 19h, as Galerias de Arte 1 e 2 e o Salão Nobre receberão a exposição de xilogravura, que visa representar um resgate desta técnica de impressão milenar sobre madeira e homenagear nomes que deram força de expressão artística e cultural à modalidade, em âmbito nacional. Os convidados pra esta primeira edição foram: o Instituto Fayga Ostrower, Ciro Fernandes, Milena Fernandes e Dirceu Weber. Exemplos de forças realizadoras, vivências marcantes e universos únicos. A Galeria de Artes 1 recebe a exposição  "De pai para filha", de Ciro e Milena Fernandes; a Galeria de Artes 2 expõe "Lanterna do Tempo Ontem e Hoje", do Atelier da Xilogravura do CCFPA; e o Salão Nobre acolhe "Ilustradora", de Fayga Ostrower.

Também no dia 29 de abril, às 20h, Salão Nobre receberá o Concerto de Gala, com apresentação da pianista Eudóxia de Barros, que ocupa a cadeira número 14 na Academia Brasileira de Música. Dona de um extenso e premiado currículo e agraciada com quase uma centena de dedicatórias dos mais destacados compositores eruditos brasileiros, Eudóxia de Barros destaca-se no cenário musical brasileiro sobretudo por ter abandonado uma cômoda e promissora carreira internacional para dedicar-se a levar a música a todos os rincões brasileiros, tal como legítima bandeirante paulista. Mesmo as cidades mais longínquas e pequeninas têm a oportunidade de apreciar um repertório de alto nível e cuidadosamente selecionado, no qual sempre se destacam obras-primas de compositores nacionais. Suas interpretações vigorosas e cuidadosamente trabalhadas vão de Chiquinha Gonzaga a Osvaldo Lacerda, de Bach a Beethoven e a Chopin, muitas delas registradas em CDs e DVDs. São um marco cultural importante para nosso país e um exemplo a ser sempre lembrado, aplaudido e imitado.

Programação de abril

Além destas duas atividades, o Centro Cultural Feso Pro Arte abre suas portas para uma programação especial neste fim de semana, que contemplará outras apresentações musicais e de dança e eventos literários. Lembrando que a exposição do Acervo do Patrimônio cultural da Fundação Theodor Heuberger e da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) está aberta ao público para visitação todos os sábados. Confira a agenda completa aqui.