Unifeso - HCTCO aborda tema: Aplicação do Protocolo de checklist - cirurgia segura

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




HCTCO aborda tema: Aplicação do Protocolo de checklist - cirurgia segura

03-10-2023

Em comemoração ao dia internacional de segurança do paciente, celebrado em 17 de setembro, a Comissão de Segurança do Paciente do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) realizou a sua primeira sessão clínica com o tema: Aplicação do Protocolo de checklist - cirurgia segura.

A sessão clínica aconteceu no dia 22 de setembro, e teve início com a presidente da comissão Juliana Kisling Ventin, apresentando um breve histórico da segurança do paciente no contexto nacional e no HCTCO. Em seguida, Juliana convidou os apresentadores para comparecerem ao palco e moderou um formato de colóquio com perguntas direcionadas aos mesmos. Os apresentadores foram o Dr. Alberto Lopes, membro da comissão, cirurgião geral e chefe do Serviço de Cirurgia do HCTCO; o Dr. Daniel Peralta, cardiologista e coordenador da Hemodinâmica; o Dr. Guilherme Alencar, membro da comissão,  anestesista e professor do curso de Medicina Unifeso e Ana Paula, membro da comissão e enfermeira chefe da Ortopedia do HCTCO.

No encontro, Juliana Kisling Ventin apresentou os resultados alcançados pela comissão.”Os resultados se mantêm com alta adesão às práticas de segurança do paciente, com destaque para o e-mail que a comissão recebeu do Ministério da Saúde nos parabenizando e colocando o HCTCO em destaque no site da ANVISA”, destacou Juliana.

No evento, foi exibido um filme do site Proqualis, com uma encenação da aplicação do Protocolo de checklist - cirurgia segura. A sessão encerrou com perguntas da plateia e com o último slide com o QRcode do Manual para Cirurgia Segura OMS e o QRcode do Protocolo de cirurgia Segura do HCTCO e o email da comissão. Todos receberam um bombom de lembrança da sessão clínica.

Segundo Juliana, “a aplicação do ‘Protocolo de checklist - cirurgia segura’ não é um instrumento meramente burocrático, ele precisa ser falado. A aplicação do mesmo contribui para a melhoria e excelência no atendimento ao paciente cirúrgico, de forma a minimizar erros preveníveis e prestar uma assistência de qualidade, contribuindo também para a acreditação hospitalar”, frisou.



Por Giovana Campos


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.