Unifeso - HCTCO realiza mais um procedimento cardíaco inédito

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




HCTCO realiza mais um procedimento cardíaco inédito

05-04-2022

O Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) reafirma a excelência em cardiologia através de mais um procedimento inédito em Teresópolis. No dia 1º de abril, foi realizado em uma paciente de 87 anos um estudo eletrofisiológico e uma ablação por cateter, que consiste em eliminar focos de arritmia através da aplicação de energia sob a forma de calor ou frio, sem danificar as outras estruturas do coração.

Segundo o Dr. Fábio Gouvêa, cardiologista que realizou o procedimento, trata-se de um procedimento igual ao de hemodinâmica, só que, ao invés verificar se os vasos estão obstruídos, observa-se se parte elétrica do coração está funcionando de forma adequada ou não. Sendo assim, a ideia do procedimento é similar ao de hemodinâmica, porém as técnicas são diferentes. “A paciente de hoje faz uma arritmia com uma resposta alta, ou seja, o coração bate de forma bem rápida, e ela acaba passando muito mal. A ideia da ablação é trazer a velocidade do coração para níveis normais, fazendo com que a paciente ganhe qualidade de vida e fique assintomática”, explicou Dr. Fábio.

Ele conta que a arritmia é um universo dentro da cardiologia. “Estamos falando de ritmos cardíacos muito rápidos ou muito lentos. Dentro dos muito rápidos ou muito lentos há um outro universo de hipóteses diagnósticas. Então, de forma geral, a gente tenta entender que tipo de arritmia o paciente tem. A partir da principal hipótese diagnóstica, é feito um estudo para achar o foco da arritmia dentro do coração. Feito isso, usamos um cateter fininho e fazemos uma lesão por calor no local, e a arritmia deixa de acontecer”, detalhou.

No procedimento, a veia da perna é usada para chegar até a veia do coração. O procedimento leva, em média, duas horas.

Por Juliana Lila

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.