Unifeso - III Semana da Biomedicina aborda a diversidade da atuação do biomédico

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




III Semana da Biomedicina aborda a diversidade da atuação do biomédico

18-05-2023

Ser biomédico é poder escolher entre as mais de 30 diferentes áreas de atuação disponíveis. Para dar uma mostra de como é este mercado, a coordenação do curso de Biomedicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), em parceria com o Diretório Acadêmico Carlos Alfredo Franco e com Liga Acadêmica de Divulgação Científica, organizou a terceira edição da Semana da Biomedicina, realizada de 10 a 12 de maio. O evento trouxe temas de relevância para a formação profissional do estudante do curso, permitindo a interação de profissionais dos diversos campos do conhecimento com a comunidade acadêmica.

Além de palestras com representantes da Liga, foram convidados a Thalita Mázala de Oliveira, doutora em Neurociências pelo Programa de Pós-graduação em Neurociências da UFF, que palestrou sobre o “Biomédico citogeneticista: da bancada ao aconselhamento”; Marina Moreira Freire, doutora em Geociências pela UFF, cuja palestra foi “Biomedicina: caminhos e possibilidades”; e Derick Modena, especialista Clínico em Neuromodulacão (DBS e SCS) pela Boston Scientific, que falou sobre “Carreira em Neuro: Minha vivência com acertos e muitos erros”.

“Os temas do evento foram determinados de acordo com os interesses dos estudantes. A ideia é sempre trazer o que os estudantes estão pedindo, e vamos buscar os especialistas. As palestras este ano estão sendo maravilhosas”, disse o professor Carlos Alfredo Franco, coordenador do curso de Biomedicina.

José Eduardo Santos da Silva, presidente do Diretório Acadêmico Carlos Alfredo Franco (DACAF) contou que organizar o evento foi bem trabalhoso e corrido, mas que conseguiram entregar o que haviam planejado. “As palestras tiveram ótima adesão, o conteúdo foi atrativo. Os temas casaram com o que estamos estudando, então foi proveitoso para todos, tanto para os estudantes como para os palestrantes, que tiveram um retorno muito legal”, destacou.

Derick Modena, palestrante do último dia, atua em Neurocirurgias Funcionais para implante de eletrodos cerebrais profundos, para Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento; Cirurgias Medulares para implante de eletrodos em cirurgias de tratamento de dores crônicas. A palestra dele foi muito aguardada, e os estudantes puderam conhecer um pouco da trajetória do profissional. “Escolhi uma carreira não tradicional na área, acabei indo para uma habilitação que, até então, era desconhecida para muita gente. Fui responsável por abrir a primeira residência na área de Neuro para Biomédicos. Estou muito feliz de estar aqui e de poder falar um pouco sobre a minha trajetória. Contarei um pouco do meu dia a dia, dos meus desafios e como me tornei um biomédico nessa área”, explicou Derick, que fez a graduação na Universidade Federal de Alfenas (Unifal), no sul de MG, pós-graduação em Neurociência na PUC-RS e está fazendo MBA em Gestão na FGV.

“A Neuro entrou na minha vida através do convite de um amigo neurologista, que me deu uma oportunidade de trabalho não remunerado assim que me formei. Aceitei o desafio e me mudei para São Paulo pela perspectiva, por confiar no potencial e na oportunidade. Fiquei apaixonado pela área”, relatou o palestrante.

Por Juliana Lila


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.