Unifeso - InovaLab é oportunidade de primeiro estágio para estudantes de Ciência da Computação

30-03-2022

Estudantes de Ciência da Computação, do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), começam a estagiar ainda no primeiro período do curso. É que a instituição firmou parceria com a Prefeitura Municipal de Teresópolis para o InovaLab, os laboratórios de inovação e de tecnologia da rede municipal de ensino da cidade. Os estudantes passaram a atuar como mediadores tecnológicos do projeto, auxiliando alunos e professores na utilização do espaço e de suas tecnologias.

“O projeto InovaLab se apresentou para os alunos como uma oportunidade de ingressarem no mercado, como estágio, antes mesmo de terem terminado o primeiro período. Os alunos têm se mostrado muito mais motivados e participativos nas aulas. Acreditamos que a participação no projeto possibilita ao aluno, além do ganho financeiro, a percepção da importância da capacitação na área da computação, motivando cada vez mais o interesse pelo estudo e diminuindo a evasão que é natural na área”, conta o professor Alberto Angonese, coordenador do curso de Ciência da Computação do Unifeso.

A professora Vivian Paim, diretora da Direção Acadêmica de Ciências Humanas e Tecnologias (DACHT) do Unifeso concorda. “A Ciência da Computação é uma área com ampla demanda de mercado. Os nossos estudantes já entram na faculdade com a possibilidade de estágio remunerado e desenvolvem soft skills, que são as competências de comunicação e de empatia, pois têm de lidar com outros estudantes”, explicou.

Sobre o programa

O projeto foi lançado, em 2019, com a inauguração do primeiro InovaLab na E.M. Manoel da Silveira Medeiros Sobrinho, no Vale do Paraíso. A proposta dos espaços é oportunizar aos estudantes uma abordagem diferente dos conteúdos que serão trabalhados em sala de aula, num ambiente tecnológico. Atualmente, 90% das escolas municipais já contam com InovaLabs.

Por Juliana Lila com informações da PMT