Unifeso - Estudantes de Medicina do Passaporte Universitário iniciam módulos do internato em cenários de Maricá

11-09-2023

“Estou me esforçando e estudando para ser uma ótima médica no meu município!”. A declaração é da estudante Beatriz Trajano, moradora de Itaipuaçu, Maricá, que está entre os futuros médicos que já estão inseridos nos cenários de prática do município. Isso porque o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) está com a primeira turma de estudantes do programa Passaporte Universitário que passaram para o nono período, ou seja, entraram em uma importante etapa da formação e reta final da graduação: o internato médico. Três internos da turma, de um total de 30 estudantes do programa, optaram por voltar para a cidade de origem e cumprir o estágio curricular em Maricá, onde os módulos estão sendo oferecidos como opcionais.

“Iniciamos este semestre com os módulos de Medicina de Família e Comunidade (MFC) (três módulos), com inserção nas Unidades Básicas de Saúde da Família: USF Elenir Umbelino de Mello, USF Ponta Negra e USF Carlos Alberto Soares de Freitas e Urgência e Emergência (dois módulos), com inserção na UPA de Inoã. Temos um preceptor contratado em cada cenário. A intenção do curso e da secretaria municipal de saúde de Maricá é ampliar os cenários e módulos para os nossos estudantes”, conta a Dra. Juliana Barcelos, coordenadora do internato no Unifeso.

E quem está muito animada é a Beatriz, a estudante cujo depoimento abriu esta matéria. Ela conta que, em 2012, quando entrou no ensino médio decidiu que estudaria para ser médica. “Estudava em ‘Brizolao’ e era muito desestimulada por diversos professores, porém com apoio da minha família continuei persistindo no sonho. No ano de 2013, minha família se mudou para Maricá, mas apenas ao terminar o ensino médio em 2014 acompanhei eles nessa mudança. No ano de 2015, não sabia ao certo o que fazer. Estudei mais quatro anos. Entre as provas tinha crise de ansiedade, sempre ‘visitava’ a UPA de Inoã, em Maricá, com ótimo atendimento”, relembrou a estudante. Em 2019, com o programa do Passaporte Universitário em Maricá, ela se inscreveu no processo seletivo com a nota do ENEM.

“Finalmente, consegui conquistar meu grande sonho de cursar Medicina em uma das melhores universidades particulares do estado do Rio de Janeiro. Ao chegar no Unifeso, pude aproveitar toda infraestrutura, professores e apoio a congressos. Em 2022, tive o apoio de participar de três congressos pelo país: na Paraíba, em Fortaleza e em Foz do Iguaçu. Esse ano de 2023, novamente, obtive apoio ao COBEM, em Fortaleza). Em agosto de 2023, iniciei meu internato e na relação de vagas tive a opção de retornar para minha cidade e na UPA, que sempre me acolheu quando precisei com ótimos atendimentos”, conta a estudante.

Há um mês no estágio, ela avalia este momento da graduação como uma etapa de muito aprendizado. “Toda equipe que constitui a unidade está prontamente para me ensinar com calma e paciência os casos que surgem. Sempre que surge algum tema interessante me chamam, como em acesso venoso profundo, intubação, manejo de paciente grave por completo. Estou conseguindo desenvolver minhas habilidades médicas durante esse período”, comemora a acadêmica.

O bom filho à casa torna

O Governo Municipal de Maricá também externou a satisfação com a parceria com o Unifeso. Em vídeo do prefeito Fabiano Horta postado em sua rede social, ele apresentou outros estudantes do Unifeso que já estão inseridos em cenários de prática do município: “Futuros médicos de Maricá! Esses, nos quais acreditamos e investimos no potencial de cada um deles, e realizamos sonhos através do Passaporte Universitário: eles estão retornando para estagiar na rede de saúde da cidade, ajudando no cuidado à população e, futuramente, poderão se estabelecer como médicos no município. É o passaporte se consolidando e reafirmando a nossa jornada pela educação e qualificação pelo desenvolvimento da nossa cidade e nosso povo”, declarou o prefeito na postagem. Confira aqui.

Vestibular com inscrições abertas

Quem ainda não iniciou a temporada mais importante da sua vida, a graduação em Medicina, pode aproveitar a oportunidade e se inscrever no Vestibular do Unifeso, para ingresso no primeiro semestre de 2024. O processo seletivo para quem quer se tornar MedTerê é feito através da Prova On-line e da nota do Enem.