Unifeso - Laboratório de Estruturas e Materiais ganha prensa para confecção de Blocos de Terra Comprimida

22-02-2022

O Laboratório de Estruturas e Materiais, do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), no campus Quinta do Paraíso, que atende aos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil, ganhou uma prensa manual para confecção de Blocos de Terra Comprimida (BTC). A professora Beatriz de Carvalho, da disciplina de Materiais da Construção, foi testar o novo equipamento e realizou, no dia 18 de fevereiro, uma capacitação para os técnicos do laboratório sobre a produção de blocos.

“Solicitamos esse equipamento, pois vislumbramos algumas atividades práticas de canteiro experimental, que estamos tentando implementar no curso de Arquitetura e Urbanismo, de forma a aproximar os estudantes da vida real da profissão. É um equipamento de fácil manuseio e o processo de produção dos blocos é feito com solo, água e cimento, ou seja, com materiais de fácil acesso”, contou a professora Beatriz. O canteiro experimental é uma proposta pedagógica em que se integra o papel do estudante como protagonista. Ele coloca a mão na massa e vivencia a profissão na prática.

A técnica de construção com terra envolve a utilização do solo, que pode ser extraído apenas com uma pá, dispensando o custo energético com maquinário. No processo é utilizado menos cimento (apenas dez por cento do volume de solo) para estabilizar o sistema do bloco. Primeiro, prepara-se o solo, que depois é misturado ao cimento. A água é salpicada e acrescentada aos poucos, para umedecer o solo uniformemente, sem transformá-lo em torrão.

“Optamos pela prensa para aproximar os estudantes das técnicas tradicionais de produção de material. Estamos muito acostumados a usar o concreto armado nas construções, e a nossa proposta é mostrar aos alunos as técnicas sustentáveis que utilizam o solo. É importante buscarmos práticas construtivas sustentáveis, em que consigamos praticar um valor justo, a integração social e a preocupação com o meio ambiente”, destaca a professora.