Unifeso - Médica-veterinária egressa do Unifeso é classificada para a etapa nacional do programa CNA Jovem

18-09-2023

A médica-veterinária Juliana da Silva Virgínio é a primeira egressa a participar do Programa CNA Jovem, uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, com o objetivo de desenvolver e integrar lideranças jovens de todo o Brasil com formação técnica ou superior e vínculo com a agropecuária. Juliana é egressa do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), no qual se formou em 2015.

Ela foi secretária municipal de Agricultura e Expansão Econômica de São José do Vale do Rio Preto, sua cidade natal, no período de 2018 a 2020. É mestra pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas, tem MBA em Gestão de Processos e é Pós-Graduada em Lean Manufacturing pela UCP. Possui experiência no agronegócio, tendo atuado diretamente na avicultura dos estados do Rio de Janeiro, do Paraná e do Espírito Santo, com ênfase na gestão de processos e pessoas, sanidade e controle de qualidade.

O CNA Jovem é um programa focado no desenvolvimento de novas lideranças do Sistema CNA/Senar e busca estimular esse público a desenvolver habilidades e competências empreendedoras e inovadoras. O jovem que passa pelo programa tem oportunidade de participar de atividades e de discussões de grande relevância. Desde a primeira edição, em 2014, aproximadamente cinco mil jovens, de todos os 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, com vínculo com a agropecuária e formação técnica ou superior, já participaram de alguma etapa do programa.

“Por meio de mentorias e capacitações realizadas pelo Senar em técnicas de inovação e de desenvolvimento de liderança, o programa nos estimula a identificar desafios e a propor iniciativas que resolvam problemas apresentados em cinco áreas prioritárias: educacional, empresarial, institucional, sindical e político-partidária. Em paralelo, o programa desenvolve diversas competências de liderança e identifica potenciais líderes na juventude”, conta Juliana.

Nesta edição estão sendo realizadas etapas nacionais e estaduais, nas quais, a partir de uma seleção muito criteriosa, os participantes são selecionados para as etapas subsequentes. Juliana está selecionada para as etapas estaduais, realizadas na cidade de Nova Friburgo, e foi selecionada para a primeira etapa nacional realizada em Brasília. Vale ressaltar que, no início do programa, estavam inscritos 2.446 jovens, mas apenas 82 jovens, de 23 estados, foram classificados para a primeira etapa nacional.

O desafio que a médica-veterinária defende no Programa é promover o consumo de produtos avícolas da cidade de São José. “Nos próximos meses vou desenvolver junto ao programa, aos avicultores e aos apoiadores, como a Câmara Municipal e a Prefeitura, ações concretas que tragam resultados satisfatórios para a impulsionar a cadeia avícola do município”, explica.