Unifeso - MedTerê: formação pautada na aplicação prática do conhecimento desde os primeiros períodos

14-09-2023

A profissão médica exige dos profissionais muita prática, sabedoria e habilidade. Por essa razão, o curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) está em constante aprimoramento, passando por mudanças e evoluções, com o objetivo de proporcionar aos estudantes um entendimento cada vez melhor. O curso é estruturado com base em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, oferecendo aos futuros médicos a melhor preparação para lidar diretamente com a saúde.

A metodologia do Unifeso abrange diversas práticas pedagógicas. Logo no início do curso, os estudantes participam do PBL, o Problem-Based Learning (Aprendizado Baseado em Problemas), no qual o aluno é considerado um pensador, e sua participação ativa é fundamental para a motivação e a aquisição de conhecimento. Essa abordagem estimula nos alunos a capacidade de aprender a aprender, a trabalhar em equipe, a ouvir outras opiniões, e os incentiva a assumir o protagonismo e a responsabilidade pelo aprendizado, sendo essencial para ganhar autoconfiança.

Em seguida, eles avançam para o TBL, do inglês Team Based Learning (Aprendizagem Baseada em Equipes), que os prepara para o mercado de trabalho, uma vez que os alunos são divididos em equipes, lidando com o trabalho em grupo e com as diversas visões e opiniões. Ao final do curso, enfrentam casos clínicos, com situações mais objetivas, demonstrando o progresso no entendimento do aluno.

A metodologia ativa de aprendizagem, aliada à infraestrutura de ponta e a professores altamente qualificados, promove o aprendizado de procedimentos médicos em cenários reais e simulações, permitindo que os estudantes testem seus conhecimentos e habilidades, sem colocar em risco a vida de pacientes reais. A formação dos estudantes de Medicina é focada na aplicação prática do conhecimento desde os primeiros períodos. Os acadêmicos vivenciam situações reais, como atendimentos de emergência, diagnósticos e discussões de casos clínicos, sendo acompanhados de perto pelos professores, que destacam erros e acertos em cada atividade.

Vestibular com inscrições abertas

Aqueles que desejam construir uma carreira de sucesso podem se inscrever para o Vestibular de Medicina do Unifeso, com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2024. Os candidatos podem participar do processo seletivo do vestibular e/ou optar pelo aproveitamento dos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).