Unifeso - NAF do Unifeso está entre os top 10 da 7ª região da Receita Federal em quantidade de atendimentos

23-08-2023

Inaugurado em época de pandemia, em 2020, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) iniciou os atendimentos em 2021, ainda timidamente, aumentando sua demanda nos anos seguintes. O grande salto foi neste ano de 2023, quando o NAF superou as expectativas e se mantém entre os top 10 das instituições da 7ª região da Receita Federal em quantidade de atendimentos. Os NAFs são convênios com instituições de ensino superior que estão na 7º região da Receita Federal, que abrange os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

“Isso nos  deixa muito felizes, porque é um trabalho para a comunidade. Nesse ano, nós já atendemos 85 contribuintes, solucionando a questão de entrega de declaração, tiramos dúvidas, ajudamos em parcelamento, questões sobre o Microempreendedor Individual (MEI)”, conta a professora Telma de Amorim Freitas Silva, coordenadora do NAF e docente no Unifeso.

Ela explica que os atendimentos no NAF, convênio da Receita Federal com o Unifeso, acontecem através dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e de Direito, cuja participação é atender àqueles encaminhados pela a agência de Teresópolis da Receita Federal. “Algumas coisas o contribuinte tem que resolver sozinho pelo site da receita, mas, nem sempre, a pessoa tem o conhecimento com a informática para navegar, etc. Estes serviços que são do próprio contribuinte e a agência não tem como ficar atendendo são encaminhados para os NAFs. A pessoa vai à RF, recebe o primeiro atendimento e, o que depende dela fazer através do site, como declaração do imposto de renda, alguma consulta fiscal, regularização de CPF, são encaminhados”, explica Telma.

O NAF conta com os estudantes voluntários, que fazem os treinamentos on-line da Receita Federal, assim como também os professores - que são os supervisores. o núcleo fica no campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Alto, e os atendimentos podem ser agendados pelo telefone (21) 2641-7209. Neste segundo semestre, os atendimentos estão acontecendo às quintas-feiras, a partir das 16h, com agendamento.

A professora Telma lembra que no primeiro semestre os atendimentos são mais intensos em função da demanda de declarações de Imposto de Renda, quando o NAF disponibiliza mais dias e horários para os atendimentos. “O NAF participa também, anualmente, junto à Empresa Júnior e aos cursos de Administração e Ciências Contábeis, de uma ação de responsabilidade social, na Feirarte, atendendo os feirantes e demais pessoas da comunidade para a declaração de IR”, destaca a professora Telma, declarando ser um ação gratificante e edificante para o voluntário. “É muita responsabilidade e prazeroso ao mesmo tempo esse trabalho que a instituição, juntamente com a Receita Federal, oferece aos contribuintes”, notou Telma.