Unifeso - NPJ realiza atividade prática e diferenciada com os estudantes do décimo período para recepcionar os calouros

23-02-2024

Os professores do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do curso de Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), Christiane Vaz Sá Viana, Débora Lubrano, Josimar Domingues, Jucinéa Granito, junto com a professora de Criminologia, Gisele Alves, a equipe do NPJ e a egressa convidada, Andressa Quintanilha, aplicaram a atividade integrada entre os estudantes do primeiro e décimo períodos do curso de Direito, no último dia 21 de fevereiro.

Para iniciar a atividade, foi apresentado um caso real de homicídio culposo que teve grande repercussão no Brasil, causando comoção social e trazendo uma reflexão profunda no que diz respeito aos padrões de beleza impostos pela sociedade no mundo atual.

Para a execução da atividade, foram estruturadas salas de tutoria, nas quais foram divididos os estudantes do primeiro período em seis grupos, com organização de três réplicas de cada ambiente em corredores, identificando as salas e de livre acesso aos estudantes. O décimo período foi dividido também em grupos representando delegados da Polícia Civil e juízes de Direito. Para tornar a atividade prática ainda mais real, foram caracterizados manequins do Laboratório de Habilidades do Unifeso, acompanhados por aparatos complementares como acesso venoso com bolsas de sangue e soro cenográficos, seringas, luvas, toucas, cuba rins e tripés de apoio.

Os professores confeccionaram um quadro de crimes e evidências (teia de investigação), produziram provas testemunhais e documentais (fotos, evidências e objetos), inquéritos físicos e mídias relacionadas ao caso. “A dinâmica foi pensada para que o primeiro período pudesse vivenciar diferentes práticas que ocorrem durante a instrução processual. Para isso, contamos com três salas simulando um IML/perícias técnicas, três salas replicando o gabinete do delegado, três salas replicando escritório de advocacia/promotoria e três salas com provas documentais e, por fim, três salas replicando o gabinete do juiz”, detalhou a professora Christiane Vaz.

Além dessas salas com ambientes simulados já preparados, os grupos de estudantes também puderam se reunir, acompanhados dos professores, em uma sala que foi usada para as discussões e conclusões dos grupos após visita aos cinco ambientes simulados, onde realizaram a coleta de provas e dados relacionados ao caso. Tão logo julgado o fato, os grupos retornavam à sala de aula para demonstrar a conclusão da atividade.

Ao fim, com disponibilização de um QRCode pelos professores do NPJ, os estudantes puderam responder quase que imediatamente à pesquisa de satisfação montada para aprimoramento futuro da atividade. O resultado mostrou que os ingressantes tiveram boa adesão e receptividade à atividade.