Unifeso - Paciente da primeira cirurgia cardíaca no município recebe alta, e HCTCO realiza primeiro procedimento cirúrgico na área pelo SUS

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Paciente da primeira cirurgia cardíaca no município recebe alta, e HCTCO realiza primeiro procedimento cirúrgico na área pelo SUS

14-10-2021

O paciente que passou pela primeira cirurgia cardíaca realizada em Teresópolis, no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), recebeu alta no dia 13 de outubro. O procedimento de revascularização do miocárdio foi realizado em um homem com idade acima de 70 anos, e marca uma nova etapa do HCTCO, que está em franca expansão para se tornar um complexo hospitalar referência na Região Serrana do estado.

O coordenador da equipe de Cirurgia Cardíaca foi o Dr. Joaquim Coutinho, que acompanhou a primeira cirurgia, realizada com sua equipe, composta pelos cirurgiões cardiovasculares Henrique Coutinho e Gustavo Kikuta e dois médicos residentes. Segundo o Dr. Henrique, a cirurgia durou cerca de três horas, contando com quatro cirurgiões, dois instrumentadores, dois perfusionistas e três anestesistas. "Foi um caso de complexidade enorme. O paciente estava com uma lesão grave no coração, mas felizmente ocorreu tudo como o esperado. No dia seguinte à cirurgia, o paciente ficou no pós-operatório bem, estável e se alimentando normalmente, com uma ótima evolução", comemorou o Dr. Henrique. Segundo o cirurgião, este procedimento, conhecido também como cirurgia de ponte de safena, é recomendado nos casos de infarto e de obstrução das artérias do coração.

Hoje (14/10) o HCTCO realizou a primeira cirurgia cardíaca pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento realizado foi troca valvar mitral com anuloplastia da valva tricúspide, em uma paciente mulher de 45 anos. A realização da cirurgia foi possível graças aos recursos advindos da emenda parlamentar do deputado federal Luiz Antônio Corrêa, que destinou cerca de R$940 mil em verba para o hospital. O pleito foi feito através do vereador Marcos Rangel, chegando ao deputado estadual André Corrêa, que levou ao seu pai, o deputado Luiz Antônio.

“O recurso tem como objetivo fortalecer o permanente esforço da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) em relação à saúde no município de Teresópolis”, explicou o deputado André Corrêa, que expressou estar “feliz em registrar que a emenda será aplicada nas melhorias dos serviços do SUS no HCTCO”.

A diretora Geral do HCTCO, Dra. Rosane Costa, destacou que, graças à emenda parlamentar, vários procedimentos diagnósticos e cirúrgicos vão acontecer pelo SUS no hospital, como cateterismo, angioplastia, cirurgia cardíaca e cirurgia vascular. “Estamos felizes em poder atender também o usuário do Sistema Único de Saúde, dando qualidade de vida a pacientes que aguardam por esses procedimentos já há algum tempo e que têm dificuldade de acesso a cirurgias de alta complexidade. Há uma demanda reprimida em todo o estado do Rio de Janeiro por esses procedimentos, e pretendemos atender todos os pacientes que estão sendo agendados pela Secretaria Municipal de Saúde”, disse a diretora.

Por Juliana Lila e Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.