Unifeso - Palestra debate desafios e técnicas para melhoramento de solos

Palestra debate desafios e técnicas para melhoramento de solos

01-12-2020

Solos moles são constantemente encontrados em áreas de implantação de projetos de engenharia e sempre se constituem em desafios para uma solução tecnicamente e economicamente viável. Para esmiuçar o tema, o curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) convidou o engenheiro Joaquim Correia Rodrigues para dar a palestra “Melhoramento de Solos”, no V Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso (V Confeso).

A palestra aconteceu no dia 25 de novembro, de forma on-line. O palestrante convidado é Engenheiro Civil formado no Rio de Janeiro em 1977, pós-graduado em mestrado pela COPPE, também na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1999. É diretor do Instituto do Solo Mole e da Engegraut Engenharia, associada a ABMS e do American Society of Civil Engineers, desde 1994.

“Este é um tema extremamente polêmico, tendo em vista que, até algum tempo atrás, este tipo de solo era considerado completamente inadequado à construção. Na realidade, qualquer planejamento, projeto e construção de fundações sobre depósito de solos moles ainda é difícil e desafiador”, contou Joaquim, que também é inventor da técnica de tratamento de solos moles CPR - Consolidação Profunda Radial, patenteada em 2009 e utilizada hoje em todo o Brasil.

Mais de um milhão de metros de colunas de adensamento foram executadas em solos moles com CPR, principalmente para a construção de aterros em estradas, para a construção de galpões, na interrupção de recalques em prédios e estradas sem interrupção do tráfego etc.

Vestibular 2021.1 com inscrições abertas para diversos cursos de graduação

O Unifeso dará aquela força para quem tem o sonho de fazer uma graduação. Os vestibulandos que se matricularem em um dos 13 cursos oferecidos, no primeiro semestre de 2021, terão 30% de bolsa garantidos durante o período de integralização do curso, mantendo as condições estabelecidas no regulamento. Há bolsas de estudo disponíveis também para outras formas de ingresso. As inscrições acontecem de 30 de novembro a 19 de fevereiro e podem ser feitas, gratuitamente, pelo site.

São duas as principais formas de ingressar em uma graduação: via nota do Enem ou Redação On-line, e todo o processo, desde a inscrição até a matrícula, poderá ser feito de casa.