Unifeso - Para vivenciar a “prática da arte de curar”, estudantes de Medicina do Unifeso contam com hospital próprio de ensino

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Para vivenciar a “prática da arte de curar”, estudantes de Medicina do Unifeso contam com hospital próprio de ensino

09-04-2020

Considerado o pai da Medicina ocidental, o médico grego Hipócrates já dizia: “Prometo que, ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência”.  Sua expressão foi tão aceita que hoje é mais do que um juramento dos recém-formados em Medicina, mas uma missão que tem que está no sangue do médico desde sua formação. 

Atuar em um ambiente hospitalar por todo o tempo de sua formação traz uma série de experiências para o futuro profissional, como ter contato com a prática profissional, o entender sobre o funcionamento interno de um unidade hospitalar, fazer pesquisas, ter contato com novas tecnologias e equipamentos, além de compreender a importância de um atendimento humanizado aos pacientes.

Esta formação a partir da prática e da humanização é um dos principais diferenciais do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Curso com 50 anos de tradição, conta com um hospital próprio de ensino onde o aluno é inserido na prática ao longo da sua formação. 

O Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) é o principal cenário de prática dos cursos da área da saúde, contemplando os estudantes dos cursos de Medicina, além de ser credenciado em programas para as residências de Anestesiologia; Cirurgia Geral; Clínica Médica; Medicina de Família e Comunidade; Medicina Intensiva; Obstetrícia e Ginecologia; Ortopedia e Traumatologia; Pediatria e Pré-Requisito em Área Cirúrgica Básica. A unidade abriga também o Curso de Pós-Graduação em Cirurgia Bucomaxilofacial. 

O ex-aluno Lucas Barbosa, que se formou no fim do ano passado, foi aprovado neste ano de 2020 para seis programas de residência médica.  Segundo ele, foi durante seu internato no hospital que escolheu a área em que queria seguir: Cirurgia Geral. “Para quem se interessa, o internato pode ser muito bem aproveitado. A faculdade me formou um bom médico, tive contato com bons profissionais e com bons exemplos a se seguir. Outro ponto forte é a infraestrutura da faculdade, altíssimo nível”, garante. 

Outro exemplo é o egresso Ramon Salmaso Costa, que se formou em 2018 e está no programa de Neurocirurgia no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, no Rio de Janeiro. Segundo ele, a opção por esta área veio do contato em estágio extracurricular, bem como contato com serviço de neurocirurgia do HCTCO durante sua graduação. 

São exemplos de que para seguir uma carreira de sucesso, o médico tem que pensar na boa graduação, como reforça a professora Simone Rodrigues, coordenadora do curso de Medicina. “Os concursos para residência médica são muito concorridos e, para se ter êxito, é necessário montar um bom plano de estudos. Melhor ainda: é adequar esse plano de estudos aos módulos do internato, onde o conhecimento teórico se transforma em aprendizado significativo”, dá a dica coordenadora. Ela conta que, no final da graduação, muitos alunos têm dúvidas sobre qual especialização escolher. “Digo sempre a eles que escolham a área com que mais se identifiquem, porque nada melhor do que fazer aquilo que se gosta”, aconselha. 

Para o médico Murillo Cunegatto Macullo Braga, também formado em 2018, o Unifeso permite que os alunos vivenciem os cenários de prática desde o início. “Fiz estágio voluntário no serviço de Neurocirurgia do HCTCO por dois anos e, durante o internato, conviver com o dia a dia da especialidade tornou a escolha ainda mais fácil”, relata o egresso do Unifeso. 



Vestibular de Medicina do Unifeso com inscrições abertas

O Vestibular de Medicina 2020.2 do Unifeso está aberto e os candidatos devem se inscrever até o dia 11 de junho, acessando o site medicinaunifeso.com.br. Ao todo, são 40 vagas oferecidas para o segundo semestre de 2020. Saiba mais acessando o edital



Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.