Unifeso - Parceria entre Centro Cultural Feso Pro Arte e Instituto AMA Leitura abre espaço para atividades voltadas à literatura

20-04-2023

No dia 15 de abril, o Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFPA), em parceria com o Instituto AMA Leitura, inaugurou o Espaço AMA Leitura. O espaço está todo decorado e projetado, nos mais diversos detalhes, para ser um cantinho mais do que especial para crianças e adolescentes, assim como familiares, desfrutarem da leitura, tirarem fotos, desenvolverem atividades de arte, literatura, interpretação e dar asas à imaginação.

Isto porque, o espaço foi pensado com o objetivo de estimular a formação de novos leitores, desde a infância, e a formação de mediadores de leitura, tanto nas escolas quanto nos espaços culturais, de forma a ampliar a cultura leitora em Teresópolis.

O espaço foi construído com muito cuidado e vai abrigar atividades de contação de história, biblioteca infantil e eventos literários. A ideia é oferecer atividades agendadas para as escolas, durante a semana, e, nos fins de semana, abrir o espaço para o público.

“Assim que apresentei este projeto na Feso Pro Arte, a diretora do Centro cultural, professora Edenise Antas, abraçou de pronto a ideia e deu toda a força para que hoje estivéssemos inaugurando este espaço de leitura aqui. Até ontem, estava com Edenise e a equipe da Pro Arte organizando os últimos detalhes para que ficasse tudo pronto em tempo”, declarou Ana Maria na cerimônia de inauguração.

O acervo começou com 100 livros, e o Ama está com a campanha para a doação, coleta e troca de livros. “O livro não é para ficar na gaveta”, lembra a escritora, solicitando a todos que puderem participar da iniciativa tragam livros, para que o público possa usufruir deste material no espaço.

Ana Cristina Santos, bibliotecária no Sesc Teresópolis, foi apontada como Ana Maria como a primeira a acreditar no projeto, em 2012, quando começou o projeto Ama Leitura. “Este é um espaço maravilhoso, por ser central e permitir o compartilhamento das informações de várias instituições”, notou a bibliotecária.

Entre as pessoas que prestigiaram o evento, esteve Delmo Ferreira, membro da Academia Brasileira de Letras. “Eu me sinto responsável pela inauguração deste espaço, uma vez que a Ana Maria é minha afilhada na Academia. Ela é uma escritora consagrada nacional e internacionalmente. Como grande admirador da Feso Pro Arte, sempre participando de todas as atividades, acho muito importante esta união entre o Instituto, a Academia e a Feso Pro Arte, e fico muito feliz com o projeto”, disse Delmo.

“O Espaço AMA Leitura pretende ser bem democrático e unir as pessoas que trabalham com literatura infantojuvenil em Teresópolis. A ideia é fazer lançamentos de livros infantis e apresentar os contadores de histórias da cidade. Queremos convidar todas as escolas, tanto as particulares como as da rede pública, a levarem os alunos ao Centro Cultural, que está muito bonito e todo reestruturado, com uma programação muito bem cuidada. E o Espaço AMA Leitura é mais uma opção de programação para a garotada e para a família”, disse Ana Maria.

O Instituto AMA Leitura

O Instituto AMA Leitura foi fundado pela autora e ilustradora Ana Maria de Andrade, em 2012, em Teresópolis. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar o livro e a leitura e oferecer ações que formem o novo leitor. Atua também para estimular que as escolas tenham seus espaços de leitura, suas bibliotecas e professores preparados para trabalharem a literatura com as crianças, de forma que faça parte do dia a dia da escola e não somente como uma atividade pontual, permeando todas as outras disciplinas. “A literatura é a base de todas as outras artes e é fundamental para a infância, já que acompanha a ampliação do vocabulário, o domínio da linguagem escrita e falada, o conhecimento de mundo e formação de opinião”, destaca a fundadora do Instituto.

Programação de abril

Além da inauguração do Espaço AMA Leitura, o Centro Cultural Feso Pro Arte abre suas portas, no mês de abril, para uma programação especial, que contempla apresentações musicais e de dança, eventos literários, roda de conversa e exposições. Lembrando que a exposição do Acervo do Patrimônio cultural da Fundação Theodor Albergue e da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) está aberta ao público para visitação todos os sábados. Confira a agenda do mês aqui.

Por Giovana Campos e Juliana Lila