Unifeso - Prata da Casa é sucesso em mais de 12 horas de atração e muita animação

Prata da Casa é sucesso em mais de 12 horas de atração e muita animação

27-10-2023

A oitava edição do Prata da Casa bateu recorde de inscrições e o público compareceu em peso para prestigiar as mais de 12 horas de programação variada, com música, dança, literatura, gastronomia, diversão, ação social, lutas, exposições e outras manifestações culturais e de cunho acadêmico. O evento contou com dois palcos, um em ambiente externo e coberto e outro em ambiente fechado.

Este ano, o Prata trouxe muitas novidades, entre elas, passou a ser itinerante. A primeira parada neste formato foi no Centro Cultural Feso Pro Arte. “Resolvemos fazer dessa forma para que os nossos estudantes, professores, funcionários, conhecessem todas as nossas unidades. O objetivo foi fazer com que os estudantes, professores e funcionários se sintam em casa e conheçam todos os espaços da Feso. E especialmente, esse espaço, de arte e cultura, considerando que a educação e arte não se separam e que a arte também favorece ao aprendizado para enfrentar todos os desafios que atualmente todos nós, que numa sociedade complexa como é teremos que enfrentar”, contou Edenise Antas, diretora do Centro Cultural Feso Pro Arte.

A outra inovação foi a criação de uma comissão de trabalho na qual tivemos a participação dos estudantes, professores, diretoras acadêmicos e da direção do CCFPA na organização. As direções acadêmicas de Ciências da Saúde (DACS) e Ciências Humanas e Tecnológicas (DACHT) mobilizaram os diretórios acadêmicos para propor atividades, ações de saúde, cultura, de sensibilização, entre outras. “Percebi que envolver os estudantes na organização foi um ponto forte e eles se sentiram muito motivados a participar e a estar junto neste evento. Foi um desafio mas eu acredito muito em projetos que venham integrar a arte e cultura na arte acadêmica. O Programa de Literatura, Artes, Memória e Cinema (PLAMC) do Unifeso pôde participar bem de pertinho da comissão organizadora”, destacou a professora Mariana Arcuri, diretora na DACS, lembrando que das 41 inscrições para se apresentar no evento, 35 foram de estudantes.

Maria Fernanda Neves, do primeiro período de Enfermagem, estava no evento engajada na sensibilização projeto Doe Sangue, Doe vida. “Estou chegando agora e achei muito legal o evento, é uma oportunidade de conhecer mais os outros cursos e outros projetos da Instituição. Está sendo uma ótima experiência para mim porque tudo o que envolve o cuidado e ajudar o próximo me interessa muito”, disse.

Entre os eventos, os participantes puderam ainda prestigiar as exposições do VIII Salão de Arquitetura e a III Expo ArqUrb Terê, esta produzida por estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo. Alguns dos melhores momentos da VIII Prata da Casa podem ser conferidos no Instagram @‌feso.proarte.