Unifeso - Produção Acadêmica: Prêmio valoriza e dá visibilidade a artigos científicos

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Produção Acadêmica: Prêmio valoriza e dá visibilidade a artigos científicos

11-10-2021

“Digo que professor bom não consegue só dar aula. Ele tem a necessidade de pesquisar, de escrever e de se aprofundar nos temas. A aula, na verdade, é uma expressão circunstancial de toda uma bagagem cultural que ele adquire estudando e se dedicando à publicação”. A fala do professor João Cardoso de Castro, um dos vencedores do Prêmio Unifeso de Incentivo à Produção Acadêmica de 2020, resume a essência de quem vive do conhecimento.

Com o objetivo de valorizar e de dar visibilidade ao trabalho daqueles que publicaram artigos científicos recentemente, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) promove a premiação anual, um mecanismo de estímulo à produção científica institucionalizada. A edição 2021 do Prêmio está com inscrições abertas, até dia 18 de outubro, que devem ser realizadas por meio do envio da documentação solicitada para o e-mail premiodeproducaoacademica@unifeso.edu.br.

“Acho essa premiação formidável, sobretudo depois que foi feita a divisão dando voz para as três grandes áreas do conhecimento do Unifeso. Esse ano vou tentar mais uma vez, pois gosto de publicar e de escrever e é muito bacana se você é incentivado e parabenizado pelo seu esforço, afinal, o artigo científico demanda muito tempo de leitura e de estudo e envolve a arte de saber escrever, que tira de nós um algo a mais”, conta o professor João.

Ele diz que, muitas vezes, a produção de artigos é invisível. “O artigo científico é um processo meio solitário, sobretudo na minha área, que tem trabalhos com poucos autores. Normalmente, trata-se de um estudo tão dirigido, tão específico, tão profundo sobre um determinado tema, que não usamos no currículo da graduação, por causa da densidade intelectual que acabamos imprimindo em um bom artigo científico. Sou fã desse prêmio, pois ele dá uma certa exposição àquilo que você construiu sozinho e que estava escondido”, reflete. 

O prêmio, que se constitui em menção honrosa e em um valor financeiro simbólico, será conferido a docentes e discentes dos cursos de graduação e de pós-graduação, a residentes dos programas de residência médica e a funcionários técnico-administrativos do Unifeso que publicaram, no período de janeiro a dezembro de 2020, artigo em periódico classificado no Sistema Qualis como internacional ou nacional, em uma das áreas do conhecimento reconhecidas.

Após as inscrições, os trabalhos serão avaliados por uma comissão técnica. O resultado será divulgado no site do Unifeso a partir do dia 26 de novembro de 2021. Mais informações estão disponíveis no edital.

Por Juliana Lila

Outras Notícias





Atendimento On-line