Unifeso - Professora Alessandra Tarcsay, arquiteta do AquaRio, apresenta em congresso internacional olhar sobre antigas estruturas arquitetônicas

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Professora Alessandra Tarcsay, arquiteta do AquaRio, apresenta em congresso internacional olhar sobre antigas estruturas arquitetônicas

28-07-2021

Alessandra Tarcsay, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), apresentou as considerações sobre seu artigo “Orla Conde, a ligação entre o MAR (Museu de Arte do Rio) e o AquaRio: análise do projeto edificado”, no Congresso da Reabilitação (CONREA 2021), realizado nos dias 29 e 30 de junho e 1 de julho, pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, de Portugal. 



O evento promoveu o debate dos três temas gerais: Reabilitação Sísmica, Reabilitação do Patrimônio e Projeto no Congresso, e convidou os melhores especialistas nas áreas para debater estes três temas em três dias, de modo a aprofundar o conhecimento em áreas consideradas essenciais na intervenção no patrimônio edificado.

A professora Alessandra explica que, no estudo apresentado, ela conciliou sua experiência profissional como arquiteta do projeto do AquaRio e pesquisadora do doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense. “O trabalho se debruça sobre um olhar específico à questão da permanência de duas antigas estruturas arquitetônicas: o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio). Na justificativa, destaca-se a importância da realização da análise dos projetos citados e sua integração com a extensão da Orla Conde, haja visto que no projeto original esse trecho permaneceria com o traçado original. O trabalho traz uma reflexão profunda sobre patrimônio e os impactos sofridos ao lugar pelo Projeto do Porto Maravilha”, contou.

Inscrições abertas para fazer Arquitetura e Urbanismo no Unifeso

Quem quer acompanhar de perto profissionais renomados como a professora Alessandra, pode se inscrever, até 6 de agosto, gratuitamente pelo site, no processo seletivo do Vestibular para ingresso ainda neste segundo semestre. São 10 diferentes graduações oferecidas para iniciar a jornada acadêmica na melhor infraestrutura da Região Serrana. 



Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.