Unifeso - Professora Renata Mendes Barbosa conquista titulação de Mestre em Enfermagem

Professora Renata Mendes Barbosa conquista titulação de Mestre em Enfermagem

12-09-2023

A professora Renata Mendes Barbosa, supervisora de ensino da Direção Acadêmica das Ciências da Saúde (Dacs) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), concluiu, em 14 de agosto, o Mestrado em Enfermagem do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF), do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

A linha de pesquisa de Renata foi "Saúde, História e Cultura: Saberes em Enfermagem" e sua dissertação teve como título “Terê sem sífilis: compreendendo o conhecimento da população sobre os aspectos biológicos, culturais e sociais”.

“Fazer a abordagem da sífilis com a população entre 18 anos e a melhor idade foi muito interessante, pois veio de encontro com o que eu já desenvolvo em campo. Observei que a população tem um desconhecimento tremendo em relação aos condicionantes de saúde, como as doenças sexualmente transmissíveis. O interessante foi que, numa abordagem de testagem, identificamos um grupo expressivo de pessoas acima de 60 anos que desconheciam a sífilis e que tinham apresentado Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no momento da avaliação. Portanto, é importante que intensifiquemos essas informações, que pratiquemos a educação em saúde nas comunidades, levando de forma mais abrangente essas orientações, além do cuidado de buscar estratégias para aumentar o elo da população com o serviço de saúde do município, para conseguirmos melhorar os indicadores”, pontuou a professora.

Renata conta que a pesquisa só veio a agregar ao trabalho que ela já desenvolve na Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) e que espera, com isso, contribuir para a formação dos acadêmicos. “Gostaria de registrar a minha gratidão com a Feso por todo o incentivo que recebi em minha jornada profissional. Comecei a minha carreira como agente comunitária de saúde e tive a oportunidade de vivenciar, na prática, todo esse conhecimento, essa bagagem do que é um território, do que é um indicador de saúde, observando a vulnerabilidade social com relação aos condicionantes de saúde, então isso me motivou a ampliar os meus conhecimentos. Tive a oportunidade de me graduar em Enfermagem, através da bolsa de estudos da Feso, e aí fui galgando, cada vez mais, outros horizontes que me permitiram chegar até aqui. Sou mulher, mãe, negra, que trabalha, que busca conhecimento e que pretende levar esse conhecimento extramuros, em consonância com a nossa missão institucional”, finalizou.