CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Proteja-se: toque no rosto pode ser porta de entrada para o coronavírus

23-10-2020

Já se sabe que a boca, o nariz e os olhos são portas de entrada para o novo coronavírus, o difícil mesmo é mudar este hábito de tocar o rosto involuntariamente. Segundo informa a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ato é um perigo e pode levar o indivíduo à contaminação da Covid-19. 

Um estudo, realizado em 2015, analisou estudantes de Medicina da Universidade de New South Wale, Austrália. A pesquisa (confira aqui) revelou que os indivíduos mesmo conscientes dos efeitos nocivos do hábito, tocaram em seus rostos ao menos 23 vezes por hora, o que incluía o contato frequente na boca, nariz e olhos.

Para tentar minimizar o risco deste tipo de contaminação, o Unifeso espalhou lembretes pelos espaços de seus campi, para lembrar aos estudantes, funcionários e público em geral que estes cuidados devem ser redobrados, principalmente em ambientes compartilhados. 

Mantenha o distanciamento

Além desta recomendação de evitar ao máximo o toque nas áreas do rosto, as medidas de distanciamento entre as pessoas devem ser mantidas. Para isso, os bancos das cantinas e refeitórios foram espaçados, e os assentos das clínicas, espaços de convivência, entre outros locais de espera e descanso, como também locais de fila se espera, por exemplo, estão sinalizados com adesivos (aqui SIM e aqui NÃO) para garantir o distanciamento entre as pessoas.  



 

 Por Giovana Campos

Outras Notícias





Atendimento On-line