Unifeso - Psicologia oferece mercado amplo, além do atendimento clínico tradicional

Psicologia oferece mercado amplo, além do atendimento clínico tradicional

17-02-2022

A Psicologia é uma carreira apaixonante, afinal, trabalhar no cuidado da saúde mental e no desenvolvimento humano é muito gratificante. Vivemos um momento em que há uma valorização da saúde mental, mas, até pouco tempo atrás, doenças como a depressão eram consideradas, por muitos, como “frescura” e “mi, mi, mi”.

Hoje vivemos um momento social em que a subjetividade, os sentimentos, os pensamentos, os comportamentos e a integração entre eles são reconhecidos e valorizados. E isso coloca o profissional da psicologia em um outro patamar.

O mercado de trabalho para a Psicologia é bem vasto e vai muito além da prática clínica que é tão conhecida. O profissional que escolhe essa carreira pode optar por atuar em diversos segmentos, que incluem o ambiente empresarial e, até mesmo, o trabalho em pesquisas.

O profissional da psicologia se dedica à subjetividade com o cuidado psíquico. Isso abre vários campos de atuação, e houve uma ampliação do mercado ao longo dos anos, tanto na psicologia tradicional, quanto em outros campos mais recentes de atuação. O mercado tem sido alavancado graças ao trabalho da categoria junto com o Conselho Federal de Psicologia e com os conselhos regionais.

A psicologia tradicional, principalmente a clínica de consultório e as psicoterapias, foi ampliada em tempos de pandemia, inclusive com a oferta do trabalho remoto, possibilitando uma universalização maior. As limitações que a pandemia impôs fizeram com que houvesse um novo olhar sobre a forma com a qual vivemos e como precisamos desenvolver uma estrutura emocional para vivenciar a crise, enfrentando o medo da doença e o isolamento.

Também como psicologia tradicional há os campos de avaliação psicológica, que englobam: avaliação neuropsicológica, psicodiagnóstico, avaliação para obtenção de carteira de motorista, avaliação para porte de arma de fogo, entre outros. Já em relação ao trabalho institucional, destacam-se a psicologia jurídica, com concurso público para o Tribunal de Justiça; a psicologia hospitalar, que possibilita a atuação da psicóloga(o) com equipe interprofissional e com os pacientes; a psicologia comunitária, com atuações diversas, incluindo o atendimento após desastres ambientais; e a psicologia do esporte, com psicólogas(os) inseridas(os) em clubes desportivos e academias, na interlocução com a nutrição e com a educação física.

Em 2019, foi aprovada uma nova Lei: a 13.935/2019, que determina que o Poder Público assegure o atendimento psicológico e socioassistencial aos estudantes da rede pública de educação básica. Isso contribui para a solidificação da psicologia educacional, estimulando a formação de trabalhadores da psicologia de qualidade para atuarem nesta área. Na área da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) é um grande mercado de trabalho para o profissional, pois oferece a rede de atenção psicossocial, como os Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), as residências terapêuticas e os ambulatórios de saúde mental, que são campos ricos de atuação. Além da possibilidade de trabalho na atenção básica e em outros espaços das Rede de Atenção à Saúde.

Vale destacar também algumas áreas que cresceram e já se consolidaram, como o acompanhamento em relação à cirurgia bariátrica, por exemplo. Trata-se de um acompanhamento obrigatório a quem se submete ao procedimento cirúrgico.

Para a ampliação e a consolidação desse mercado de trabalho, é fundamental que as instituições de Ensino Superior assegurem a qualidade da formação. No Unifeso, primamos pelo desenvolvimento de competências por meio de componentes curriculares teórico-cognitivos, espaços de simulação de práticas e uma expressiva atuação nos cenários reais, que possibilitam que o estudante se desenvolva a partir da vivência no mundo do trabalho, desde os períodos iniciais. Isso ajuda a desenvolver a identidade desse futuro profissional, o que vai ser um diferencial quando ele estiver inserido no mercado.

Inscrições abertas para o curso de Psicologia

As inscrições para o Vestibular Unifeso 2022.1 acontecem até o dia 25 de fevereiro. O processo seletivo pode ser feito através das modalidades de Redação On-line e Enem. Quem se matricular em Psicologia para este primeiro semestre ganha, automaticamente, 50% de bolsa na mensalidade, durante todo o curso. Confira o regulamento e inscreva-se.