Unifeso - Residentes do HCTCO apresentam trabalhos no 35º Congresso Brasileiro de Cirurgia

11-09-2023

Três residentes do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) apresentaram trabalhos no 35º Congresso Brasileiro de Cirurgia - CBC / 15º Congresso da SBAIT - Trauma 2023 / 35º Panamerican Congress of Trauma Critical Care and Emergency Surgery que, este ano, aconteceu de 27 a 30 de julho de 2023, em Florianópolis (SC). Trata-se do maior evento nacional sobre cirurgia, que aborda o que há de mais atual e inovador em técnicas cirúrgicas e no tratamento das patologias relacionadas a cirurgia geral.

O Serviço de Cirurgia do HCTCO enviou ao congresso alguns relatos de casos relevantes de pacientes que foram conduzidos no hospital. A Dra. Aline Sardow Pereira participou como coautora do trabalho “Cardiorrafia após traumatismo penetrante na Zona de Zielder”. Já a Dra. Ana Carolina Bisker da Costa apresentou dois estudos: “Pseudoaneurisma da Árteria Radial após trauma perfurante: relato de caso” e “Uso da Terapia a vácuo no tratamento de ferida complexa após acidente botrópico: relato de caso”.

A Dra. Anna Carolina Pap Rubi expôs o trabalho “Um raro caso de Perfuração intestinal por Schistosoma mansoni”. Ela conta que foi a primeira vez que as três residentes participaram do congresso. “Conseguimos ter contato com técnicas cirúrgicas e com diferentes abordagens de cirurgias que realizamos e que não realizamos no Serviço do HCTCO. Conseguimos fazer um comparativo e trazer coisas novas para o nosso dia a dia, além do networking com cirurgiões de outros estados e países para trocar ideias sobre esses temas. O congresso abordou muito a parte abdominal, foi bastante enriquecedor”, explicou.

“Como residente é muito importante que estejamos sempre em busca de conhecimento e de atualizações, com certeza participar de eventos como o Congresso Brasileiro de Cirurgia é indispensável, além de também nos proporcionar a oportunidade de conhecer grandes referências da cirurgia no Brasil. Junto com outros residentes do Serviço de Cirurgia do HCTCO, tivemos o privilégio de conversar e de tirar dúvidas com cirurgiões brasileiros e estrangeiros, além de ser um ambiente excelente para conhecer novas pessoas e criar contatos importantes para a atuação profissional. Foram dias muito gratificantes e de muito aprendizado!”, contou a Dra. Ana Carolina Bisker.

Inscrições abertas para o Programa de Residência Médica

O HCTCO anuncia processo seletivo para o preenchimento de 22 vagas para médicos residentes do primeiro ano (R1), em oito programas. As inscrições vão até o dia 13 de outubro, às 18h. Confira o edital.