Unifeso - Secretária de Meio Ambiente e Clima do Rio vem ao Unifeso para dar aula magna

Secretária de Meio Ambiente e Clima do Rio vem ao Unifeso para dar aula magna

18-09-2023

No dia 12 de setembro, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), através do curso de Arquitetura e Urbanismo, recebeu Tainá de Paula para a aula magna “Os desafios da cidade contemporânea e as interseccionalidades de seus territórios”. Tainá é arquiteta, urbanista, ativista das lutas urbanas, vereadora licenciada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e atual secretária de Meio Ambiente e Clima da cidade do Rio de Janeiro.

A palestrante é uma das poucas políticas na área da arquitetura. É ativista das lutas urbanas, das políticas públicas habitacionais e da favela. Atua em diversos projetos de urbanização e de habitação popular, realiza assistência técnica gratuita para os movimentos sociais, como a União de Moradia Popular e Movimento dos Trabalhadores sem Teto. Ela foi convidada pelo curso de Arquitetura e Urbanismo do Unifeso para discutir sobre gênero, raça e classe na disputa do espaço urbano.

“Este é um tema superamplo, sem dúvida foi um desafio fazer esta apresentação. Estou sendo muito reivindicada no lugar de ambientalista, na discussão do planejamento urbano por conta das secretarias de meio ambiente. Estou, de forma pioneira, puxando cada vez mais arquitetos e urbanistas para a discussão da Justiça Climática, que é algo que vou trazer aqui também”, disse Tainá.

“Fico muito contente com essa visita, foi difícil achar uma agenda, pois Tainá está em todos os territórios ao mesmo tempo. É muito importante que os arquitetos e urbanistas se envolvam em políticas públicas, porque é aí que a gente consegue galgar melhorias. Teremos este ano a primeira turma formada em Arquitetura e Urbanismo aqui em Teresópolis, e espero que consigamos pensar em um território melhor em termos de planejamento e de disputa de espaço”, disse a professora Letícia Prudente, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unifeso.