Unifeso - Secretária de Saúde de Nova Friburgo visita o Unifeso para ampliação de parceria

08-09-2022

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) dispõe, há muitos anos, de uma parceria com o município de Nova Friburgo, através do curso de Medicina, para um importante trabalho na área de Saúde Mental, com experiência reconhecida em desinstitucionalização, ou seja, com a transferência de pacientes em regime manicomial para formas mais humanizadas de tratamento. A instituição convidou a prefeitura do município, através da Secretaria de Saúde, para conhecer as instalações das Clínicas-Escola de Odontologia e de Medicina Veterinária como forma de estreitar laços e ampliar, ainda mais, a parceria com o município.

A visita da secretária de Saúde de Nova Friburgo, Nicole Ribeiro Lessa Cipriano, aconteceu no dia 1º de setembro. “Já temos um convênio com o município de Nova Friburgo e queremos estreitar laços para ampliar a inserção das práticas dos cursos, especificamente, na parte do internato médico, que hoje tem uma atuação intensa no módulo de saúde mental, da desinstitucionalização do hospital psiquiátrico da cidade, e os nossos estudantes têm essa vivência histórica para o município. A Direção Acadêmica de Ciências da Saúde (Dacs) pretende ampliar esses cenários através da parceria com o município. Essa troca é muito importante e benéfica para a cidade no que diz respeito ao cuidado à saúde dos seus munícipes”, explicou a professora Renata Mendes, supervisora de Ensino dos cursos da área da Saúde do Unifeso.

Segundo a secretária, o objetivo da visita foi acompanhar in loco o desenvolvimento do trabalho feito pelo Unifeso, de modo a avaliar as possibilidades de ampliar a parceria que hoje já acontece em Saúde Mental. “Pretendemos estender essa parceria a outras áreas, oportunizando outros cursos, como os de Odontologia e de Medicina Veterinária. Estamos avaliando uma possibilidade de oferta de transporte para os munícipes que quiserem vir estudar aqui, ainda mais com a contrapartida oferecida pelo Unifeso de ofertar o curso com o valor fixo do início ao término, além do fato de a instituição se dispor a levar seus cursos para o nosso município”, disse Nicole.

Ela destacou que Nova Friburgo dispõe de uma rede grande de saúde. “Gostaríamos de recebê-los não só na atenção básica, mas também no viés hospitalar, pois temos uma maternidade pública, um hospital geral, estamos desenvolvendo a desinstitucionalização em saúde mental, então temos um campo vasto e enriquecedor para o acadêmico. Por outro lado, o nosso usuário receberá uma atenção em saúde diferenciada, pois o universitário leva conhecimento e troca. Agradecemos o convite, a parceria, estamos de portas abertas para as parcerias em saúde”, destacou a secretária.

Luciana Nunes, assessora acadêmica da reitoria, lembrou que o Plano de Desenvolvimento Institucional de 2023 a 2027 do Unifeso objetiva a expansão do campo de atuação da instituição para a Região Serrana e para a baixada litorânea do estado do RJ. “Prevemos 50 polos de Educação a Distância, onde vamos começar com 11 cursos, entre graduações e tecnólogos, além de três polos híbridos, em que teremos cursos de Farmácia, de Biomedicina, de Nutrição e de Educação Física, podendo estender para outros cursos semipresenciais. Nova Friburgo é uma cidade estratégica para o Unifeso para esse fortalecimento da nossa imagem e da nossa marca. Pretendemos praticar com o município uma política de preços vantajosa, garantindo que o estudante irá pagar o mesmo valor até a formação”, pontuou Luciana.