Unifeso - Unifeso Challenge 2023: participantes encaram 24 horas seguidas na resolução dos desafios

16-10-2023

No último dia 7 de outubro, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) realizou mais uma edição do hackathon “Unifeso Challenge 2023”, quando os participantes encararam 24 horas seguidas na resolução dos desafios propostos. O evento é uma parceria entre as empresas Medportal, Noclaf e ASL Softhouse com o Unifeso, cujo objetivo é aproximar o mercado da academia, incentivando a criação de soluções inovadoras e de base computacional para o desenvolvimento de propostas tecnológicas sustentáveis.

“A proposta do Unifeso Challenge é desafiar os participantes a se unirem e a somarem esforços e competências para criarem soluções computacionais inovadoras aos problemas apresentados pelas empresas parceiras”, ressaltou o coordenador do curso de Ciência da Computação do Unifeso, professor Alberto Angonese.

Pablo Lima, diretor de tecnologia da ASL, desejou aos participantes que “tenham uma visão do mercado, diferente do ramo de educação, e que consigam analisar problemas e ver soluções de problemas de forma organizada e responsável para a sociedade. No que depender da ASL, estamos aqui para auxiliar, trazendo pessoas com larga experiência no mercado”.

Vinícius Câmara, diretor de tecnologia da MedPortal, avaliou a iniciativa do evento como “muito importante para a sociedade, porque aqui as pessoas vão estar trabalhando com o foco no problema. Para formar bons profissionais, hoje, em qualquer área, quando você tem situação/problema, a tendência é que você comece errando cedo. Quando você dá oportunidade para as pessoas começarem a errar cedo, a tendência é que você tenha excelentes profissionais. A vida é assim, não só na área profissional mas também na pessoal, e isso vai ajudar as pessoas a se tornarem seres humanos melhores”.

Matheus Falcão, Ceo na Noclaf, explicou que uma das grandes dificuldades que ele vê hoje no campo da tecnologia é a questão da mão de obra. “Temos projetos, mas não tem pessoas para trabalhar neles. Como foi falado nas apresentações, há diversas áreas de softwares, e cada uma requer um certo tipo de tecnologia e temos certa dificuldade para encontrar pessoas que atuem nestas tecnologias.

O evento contou com a participação do Secretário de Ciência e Tecnologia do Município, Vinicius Oberg, e do promotor público Dr. Rafael Luiz Lemos, que trouxeram situações-problema para motivar as equipes participantes a desenvolverem soluções para demandas sociais.

“Esta parceria da academia com o governo e o setor privado, que a gente chama de tríplice aliança, é fundamental para fomentar o empreendedorismo. O que vemos aqui, no Hackaton, é o começo de uma renovação, uma mentalidade empreendedora nos alunos. No ano passado, vim para ver trabalhos acadêmicos, mas acabei vendo negócios aqui dentro, porque o Hackaton abre essa mentalidade empreendedora nos alunos”, disse Vinicius Oberg.

Já o Dr. Rafael Lemos compartilhou um case de sucesso, afirmando que “existe um grande número de problemas públicos - vamos chamar assim, nos quais a tecnologia pode ajudar muito, desde que haja uma boa união entre o profissional de TI e o que eu estava chamando de analista de negócios, o sujeito que está dentro da administração pública. Essa união é algo que deve ser percebida, pois influenciará na qualidade das soluções”.

Entre os mentores com os quais as equipes puderam contar durante o evento, esteve o gerente de Tecnologia da Informação e da Comunicação do Unifeso, Max Borsoi, que atuou no Hackathon durante o desenvolvimento das soluções e como avaliador das equipes que foram selecionadas.

Nesta edição, participaram dez equipes, totalizando aproximadamente 40 alunos que se dedicaram, durante 24 horas ininterruptas de programação, à criação de soluções inovadoras. Cada equipe apresentou suas soluções na forma de MVP (Minimum Viable Product), para as empresas parceiras escolherem as três soluções mais viáveis, levando em consideração critérios como criatividade, completude da solução e sinergia da equipe. As equipes vencedoras foram:

1º Lugar: equipe Kernel Panic

Gustavo Bruno de Melo

Paulo Ricardo Sant Anna da Silva

Daniela Paladino França

Matheus da Silva Correa Motizuki

2º Lugar: equipe Try Catch

Mateus Nascimento Satoh

Pedro Augustto Chaves e Silva

Kauan Vieira Xavier Paulo

Eduardo Lucas Ferreira

3º Lugar: equipe Baile

Monique Gustavo Mattos

Rodrigues João Gabriel Pinho da Cruz

Alice Periles Machado

Bernard Coutinho Ferreira da Costa

4º Lugar: equipe Os Últimos Jedatas

Hugo Norte

André Felipe Coutinho de Aguiar

Juarez da Costa Silva Neto

Geraldo Bezerra de Lima Costa

As equipes vencedoras receberam os prêmios de R$ 1.500,00, R$ 1.000,00 e R$ 500,00, pelo primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente. A quarta equipe foi premiada com um brinde extra.