Unifeso - Unifeso estabelece parcerias através da nova Rede de Estágio e Carreiras, a RedEC

29-02-2024

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) tem concentrado esforços na expansão das oportunidades de estágio e vagas para seus estudantes, buscando aprimorar a experiência acadêmica e preparar os futuros profissionais para o mercado de trabalho. A nova Rede de Estágio e Carreiras (RedEC) e a Direção Acadêmica de Ciências de Saúde (DACS), por meio da supervisão de ensino, lideraram uma força-tarefa para ampliar os convênios com empresas e instituições.

A RedEC, setor vinculado ao Núcleo de Apoio Psicopedagógico e de Acessibilidade (NAPPA) do Unifeso, desempenha um papel crucial na consecução das metas do plano de desenvolvimento do Unifeso, concentrando esforços na experiência do aluno e na observação do egresso. A supervisora de estágio, professora Letícia Rodrigues Moreira, e Renata Lia Ferreira, representando a RedEC, estiveram presentes no último encontro que resultou em uma parceria estratégica com o Centro Especializado em Emagrecimento e Estética (Emagrecento).

A parceria foi formalizada no dia 21 de fevereiro, com a presença do proprietário do Emagrecentro, Sr. Aurélio, e da Biomédica Dra. Darliane Abreu. Este acordo proporcionará aos estagiários do Unifeso a oportunidade de iniciar seus estágios já no primeiro semestre, promovendo uma integração mais efetiva entre teoria e prática. Renata Lia, responsável pelo RedEC no Unifeso, destaca a importância da Rede de Estágios e Carreiras na otimização dos estágios, tanto internos quanto externos, obrigatórios ou não. A RedEC encontra-se em fase de implantação, com previsão de lançamento oficial em agosto deste ano, seguindo um cronograma. Renata explica que a rede visa aprimorar a forma como os estágios são conduzidos, oferecendo assessoria para carreiras aos alunos, como cursos sobre elaboração de currículo e preparação para entrevistas.

"A nossa ideia é oferecer para os alunos cursos, por exemplo, de como montar currículo, como se portar em uma entrevista, então tentar assessorar essa inserção de carreira para eles", ressalta Renata Lia. Além disso, a RedEC busca ampliar o horizonte profissional dos estudantes, apresentando atuações em áreas não convencionais de suas respectivas profissões.

A professora Renata Barboza, supervisora de ensino na DACS, conta que o Unifeso está se empenhando para ampliar propostas e competências de alguns cursos que precisam de áreas específicas, por isso estão ampliando os horizontes para carreiras e estágios. “Com essa iniciativa, o Unifeso reforça seu compromisso com a formação integral de seus alunos, preparando-os não apenas para o conhecimento técnico, mas também para os desafios do mercado de trabalho e o desenvolvimento de habilidades essenciais para suas carreiras”, explicou Renata Barboza.